Tags:bob marley, edson gomes, jamaica, reggae, roots, salvador, sine calmon
“Canta Bahia reggae now!”
- 11/06/2011Como Salvador se tornou uma cidade central nas grandes produções de reggae do Brasil
Por Albano Moura
Salvador tem afirmado cada vez mais a sua popularidade no reggae, gênero ouvido por grande parte da população, tanto por quem mora na região central da cidade como nas áreas da periferia. Essa popularidade se reflete nas grandes produções de reggae que acontecem na cidade anualmente e tornam-se cada vez maiores em público, trazendo diversas atrações nacionais e internacionais, como Steel Pulse (Inglaterra); Groundation (EUA); Soldiers of Jah Army (EUA); Rebelution (EUA); Israel Vibrations (Israel); os brasileiros Ponto de Equilíbrio e Tribo de Jah, além de artistas jamaicanos conhecidos mundialmente, como Gregory Isaacs, Jimmy Cliff, Burning Spear, The Gladiators, entre outros. Eventos como o Tributo a Bob Marley, Reggae Power Festival, Bob Marley Day e República do Reggae que acontecem desde 2003, reúnem, a depender do evento, entre 2 e 30 mil pessoas, e reproduzem diversos artistas do reggae em Salvador.
Perguntado pelo Impressão Digital 126 sobre a popularidade do reggae em Salvador, o crítico musical do jornal A Tarde, Chico Castro, afirma: “Pelo número de artistas em atividade, pela quantidade de eventos de grande porte ligados ao estilo e o apelo popular, Salvador pode sim, ser considerado um dos principais centros do gênero reggae no Brasil, ou até mesmo na América Latina”.
A chegada do reggae na Bahia deve-se principalmente às afinidades com as raízes africanas que o estado carrega em seu processo histórico, especialmente na região do Recôncavo Baiano. Um dos maiores artistas nacionais, o baiano Gilberto Gil demonstra a correspondência cultural com o reggae nas músicas que produz, como o seu álbum de regravações de Bob Marley, Kaya N’Gan Daya (2002), marco da produção do gênero no Brasil. O reggae, de forma geral, é um gênero musical popular em todo o país, principalmente pela sua possibilidade de se relacionar com vários outros estilos: tanto bandas de forró, axé, samba e rock podem compartilhar eventos com uma banda de reggae, a depender da iniciativa do evento.
A história de como o reggae “conheceu” o Brasil tem várias vertentes distintas, que passam o
brigatoriamente pelo Maranhão, onde, diz-se que as ondas de rádio vindas das ilhas caribenhas e da Jamaica eram captadas pelos radioamadores de São Luís, ainda nos anos 70. Os bares do reggae fazem parte da raiz cultural da cidade, onde o estilo aproxima-se do forró e de outras tradições do Maranhão, como o bumba-meu-boi e o tambor de criola. A banda Tribo de Jah aparece como grande representante do reggae maranhense no cenário atual de reggae brasileiro.
Há apreciadores do gênero espalhados pelo Brasil, o que se mostra claramente nos fóruns e sites na web, como o Rasta.com.br ou Agendareggae. É possível encontrar diversos portais online de reggae, que postam notícias, datas de eventos, bandas que pretendem fazer shows no Brasil, eventos relacionados ao estilo no país inteiro, vídeos e muito mais. Entre os grandes portais sobre reggae, destacam-se: Surforeggae, Rasta.Com.Br, Agendareggae.com.br, Reggaepaz.com, Frequenciareggae e Massivereggae.
Continue lendo:
