Tags:E.C. Bahia, E.C. Vitória, Facebook, Futebol, Redes Sociais, Twitter
#TánaRede: dupla BaVi bate bola na internet
- 16/06/2011Bahia e Vitória, clubes com maior expressão no cenário baiano, criam seus espaços também nas redes sociais e dão nova cara à comunicação dos clubes
Por Eudes Benício
Dos estádios Bahia afora para a grande arena da internet. Do Twitter ao Facebook, o futebol baiano, tendo como seus mais populares representantes o Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, invadiu as redes sociais e demarcou seu espaço nos perfis virtuais. Desde a gestão das equipes, passando pelos jogadores e chegando às torcidas, as redes sociais se tornaram palco de atuação dos agentes do esporte mais popular do estado e do país.
Criadas inicialmente para permitir a interação entre pessoas, instrumentos como o Twitter e Facebook acabaram também sendo apropriados por diversas entidades, e os clubes de futebol embarcaram na oportunidade. Na Bahia não é diferente. Acompanhando a tendência, Bahia e Vitória cada vez mais aumentam suas ações também nos domínios da internet e se aproximam mais dos principais interessados: as torcidas.
Os especialistas em estudos sobre esses fenômenos na rede mundial de computadores, afirmam o potencial das redes sociais. “Na verdade, toda a sociedade é uma rede. É a possibilidade de criar essas comunidades, antes chamadas ‘virtuais’, que é um potencial desses instrumentos, como o Twitter e Facebook, cada vez mais utilizados”, explica André Lemos, professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da UFBA, coordenador do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC ).
Para o pesquisador, houve uma apropriação das redes sociais por parte de empresas, entidades e instituições, incluindo-se aí os clubes de futebol. “O Twitter, quando criado, foi meio que uma brincadeira para as pessoas falarem, entre seus amigos, os que estavam fazendo. Mas se desenvolveu de tal forma que hoje também as empresas e outras organizações se inseriram nesse processo”, detalhou André Lemos.
Além dos clubes, também as torcidas organizadas – comuns no mundo do futebol – se utilizam das redes sociais para amplificar suas ações juntos aos associados e conseguir mobilizar cada vez mais torcedores. Na mesma onda digital seguem os jogadores, que criam seus perfis e até mesmo os jornalistas, que têm na nova tendência um novo elemento da rotina de trabalho. Nesse lance, ninguém está impedido.
Continue lendo:
Torcidas organizadas também fazem coro e nas arquibancadas virtuais
O jornalismo de olho nos perfis da dupla BaVi nas redes sociais