Tags:educação, EducaMídia, tecnologia
Produção de notícia vira rotina em escola municipal
- 16/07/2013Projeto diversifica o aprendizado e contribui para a formação escolar de meninos e meninas
Cátia Lima
Revistas, jornais, rádio, internet e vários outros meios de comunicação vêm sendo cada vez mais utilizados nas salas de aula. O que antes se encontrava apenas nas redações de jornais, ou nas redes de televisão, também ganhou espaço nas instituições de ensino e diversificou o aprendizado de muitos alunos.
Exemplo disso, o projeto EducaMídia inclui a prática jornalística no currículo escolar dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro de Santa Cruz, periferia de Salvador. O projeto foi desenvolvido pelo jornalista Gusmão Neto, que vê a internet como um grande auxiliador no processo de ensino. “O EducaMídia foi instalado na escola para servir como ferramenta complementar de aprendizado, usando a comunicação e a internet como incentivadoras da leitura, da interpretação e, sobretudo, do senso crítico”, diz o jornalista.
Com as orientações do jornalista, os alunos entrevistaram, fotografaram e produziram suas próprias matérias para o blog da escola criado por eles – o “Conexão Teodoro”. O ambiente escolar tornou-se o principal assunto das matérias, nas quais colegas e professores viraram fontes indispensáveis para a produção das notícias. A escrita e a interpretação textual dos estudantes melhoraram gradativamente na medida que os textos jornalístico eram feitos.
Para a gestora da escola, Maria de Lourdes Cruz, o EducaMídia levantou a autoestima dos alunos e ajudou a desconstruir o paradigma segundo o qual os alunos de escola pública têm uma educação inferior a de alunos de escolas particulares. “Quando os alunos começaram a escrever e perceberam que seus textos eram importantes e faziam a diferença para colegas, professores e comunidade, eles descobriram uma ferramenta de mediação e perceberam que, sim, eles poderiam ser ouvidos. Estou muito feliz e espero que o projeto continue na nossa escola”, comemorou.
Escola – Sobre a escolha da Escola Teodoro Sampaio como a primeira a participar do EducaMídia, Gusmão Neto conta que o compromisso dos professores da escola com o aprendizado dos alunos foi um dos elementos fundamentais para a realização do projeto. “A Teodoro Sampaio foi fundamental para o sucesso do projeto. A ideia inicial foi atuar como elemento complementar da grade escolar, pois queríamos apenas despertar nos jovens a capacidade de pensar, se comunicar e interagir. Mas não tenho dúvida de que no meio daqueles alunos sairão excelentes jornalistas”, completa.
Apesar do projeto não ter como objetivo a formação de estudantes em jornalistas, ao longo das atividades, naturalmente, foram aparecendo alunos com aptidão para a escrita. “Eu ainda não sabia o que fazer, mas, após o projeto, eu acho que quero ser jornalista porque poderei ajudar muita gente, modificar muitas coisas e aprender muito todos os dias. Hoje eu tenho uma visão diferente de tudo ao meu redor e já sei também que posso mudar muita coisa, só depende de mim”, conta o estudante do 9º ano, Tailor Silva Santana, de 14 anos.
Este ano, o EducaMídia ainda não aconteceu em nenhuma escola da Rede Municipal de Ensino, mas tem previsão de voltar a desenvolver suas atividades a partir do segundo semestre de 2013.
Leia mais
Tecnologias auxiliam no processo de ensino