Tags:Blog, Bolota da Bahia, E.C. Bahia, Torcedor, Twitter
Bolota da Bahia: um exemplo que está dando certo
- 01/06/2011Perto de alcançar sete mil seguidores, Twitter criado por três torcedores do Bahia virou febre entre os tricolores e também junto aos rivais
Por Eudes Benício
Tudo começou com uma brincadeira entre os amigos Fábio Domingues, Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Zé Ricardo Novoa. Os “apaixonados” criaram um blog para falar do time do coração. O “BBMP – Bora Bahêa Minha Porra” foi criado em 2007, mas em 2009 veio a novidade que alavancou a popularidade da iniciativa: a criação de um perfil no Twitter com o ainda desconhecido personagem “Bolota da Bahia”.
Literalmente, o “Bolota” só existe no espaço virtual. A figura tuíta seus pitacos sobre o Bahia, interage com os torcedores, sejam eles parceiros ou rivais, provoca, apoia, e assim por diante… Às vezes, tudo isso vem com certo tom de embriaguez, que é intencionado pelos criadores. Os quase sete mil seguidores que o perfil possuía até o dia 23 de maio são uma das evidências de que o personagem caiu no gosto da torcida. “Nunca fizemos uma campanha em massa ou usamos programas pra conseguir mais seguidores”, esclarece Marcos Carneiro, o responsável pela criação do perfil há dois anos.
E a popularidade não para no número de seguidores. “O @baheaminhaporra é figura cativa nos trending topics de Salvador. Também já colocamos a hashtag “#torcidadobaeafacts” entre os assuntos mais comentados do Brasil, graças à participação dos nossos seguidores”, explicou Marcos Carneiro se referindo ao Trend Topics, ferramenta do Twitter que mostra os assuntos mais comentados em determinada região ou país.
Apesar da rivalidade, se engana quem pensa que somente os tricolores dão “ibope” para o “Bolota”. Também os torcedores de outros times baianos, principalmente do rival Rubro-negro, interagem com a figura “tuiteira”. “Existe muita interação com os torcedores no Twitter. Várias vezes recebemos material interessante para postar no blog. Os seguidores adoram retuitar as mensagens. O “Bolota” está sempre entre os twitters mais populares”, brinca Fábio Domingues, o blogueiro que dá vida ao “Bolota” no Twitter.
Para não perder o embalo das redes sociais, também foi criado um perfil para o blog no Facebook. “Não lembro bem a data, foi criado no final do ano passado ou início deste ano. Utilizamos uma ferramenta que alimenta a página do Facebook automaticamente, sempre que tem um post novo no blog. É algo que facilita enormemente nossa vida”, explica Fábio.
Continue lendo:
#TánaRede: Os grandes do futebol baiano batendo bola no gramado digital
O jornalismo de olho nos perfis da dupla BaVi nas redes sociais
Torcidas organizadas também fazem coro nas arquibancadas virtuais

