Tags:produção da notícia, qualidade da apuração, redação, repórter multitarefa, Repórter no Volante, rotina jornalística, Sylvia Moretzsohn, velocidade na publicação
Vídeo: análise da rotina jornalística diante de novidades tecnológicas
- 16/07/2013Com larga experiência em redações e em sala de aula, Sylvia Moretzsohn analisa a produção jornalística sob ponto de vista privilegiado
Camila Martinez e Alex Oliveira
A jornalista, professora e pesquisadora Sylvia Moretzsohn lançou, em 2013, seu mais novo livro “Repórter no Volante” (São Paulo, Publifolha) sobre uma figura geralmente esquecida no processo de apuração da notícia: o motorista de redação.
Ao longo da década de 80 trabalhou nas principais redações cariocas como Jornal do Brasil e O Globo, tendo se tornado, em 1987, membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Desde 1992, faz parte do quadro de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona disciplinas no departamento de Comunicação Social.
Sua larga experiência lhe coloca em posição privilegiada para analisar a rotina jornalística diante das novas possibilidades tecnológicas, sob dois aspectos específicos: a velocidade na publicação de notícias x qualidade da apuração, bem como a exigência de o repórter ser multitarefa. Confira o vídeo!
Leia mais
De olho no volante e na pauta: histórias de motoristas de redação
