Tags:caridade, cidade da luz, divaldo franco, Espiritismo, José Medrado, mansão do caminho
Conheça as obras sociais espíritas em Salvador
- 14/08/2013Com o objetivo de praticar a caridade e fazer o bem, diversos centros espíritas de Salvador se comprometem com obras sociais que atendem a população carente
Cláudia Guimarães e Laís Rocha
Com os princípios básicos de praticar a caridade e o bem, alguns centros espíritas de Salvador mantêm obras sociais que atendem a toda comunidade. Exemplos disso são os centros espíritas Caminho da Redenção, que mantém a Mansão do Caminho criada por Divaldo Franco, e o Cavaleiros da Luz, inserido na instituição Cidade da Luz, ambos fundados por José Medrado.
Fundado em 1952, a Mansão do Caminho, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, começou funcionando com lares para crianças órfãs ou socialmente órfãs. Com o tempo, os lares foram sendo substituídos por grupos escolares, oficinas de capacitação profissional e outras atividades sociais, apoiando crianças, jovens e adultos carentes provenientes de bairros de baixa renda próximos. Atualmente, a instituição atende, gratuitamente, aproximadamente 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes. “Depois de uma visão, tive certeza de que essa era missão da minha vida: cuidar de crianças, ser solidário”, disse Divaldo Franco em entrevista a uma emissora de televisão local.
“É um lugar belíssimo que tive a oportunidade de conhecer. A caridade e a solidariedade marcam as atividades da Mansão, tenho certeza que muitas pessoas foram ajudadas”, afirma Bárbara Rocha, espírita há mais de 20 anos, que já frequentou palestras no centro.
Localizada no bairro da Boca do Rio, outra obra social foi criada para atender a população carente. Após fundar o centro Cavaleiros da Luz, o líder espírita José Medrado fundou, em 1996, a Cidade da Luz. O “complexo de direito privado sem fins lucrativos”, como é descrito no site institucional, abrange hoje, além do centro, o Abrigo Lar Luz do Amanhã, o Pavilhão Assistencial Francisco de Assis, a Escola Carlos Murion e o Núcleo Assistencial.
De acordo com José Medrado, cerca de 1000 pessoas atuam como voluntários na Cidade da Luz, entre médicos, professores e doutrinadores. “Nós buscamos a caridade e a promoção do amor. Nós vivemos de parceria, a exemplo da Secretaria da Educação do município, que envia professores para a nossa escola”, contou.
Leia mais