Tags:carnaval de bairros, expectativas, Liberdade
Circuito Mãe Hilda de Jitolu cria expectativas para o carnaval da Liberdade
- 13/07/2011Moradores comentam sobre o incremento que o novo circuito poderá trazer para o bairro
Por Talyta Almeida e Thaís Caribé
A criação de mais um percurso para a folia de carnaval em Salvador começa a gerar expectativas na população do bairro da Liberdade. O Circuito Mãe Hilda de Jitolu que entrará em vigor em 2012, é considerado por Antônio Carlos dos Santos, Vovô, fundador do Ilê Aiyê e filho de Mãe Hilda, como uma forma de desafogar o carnaval da cidade, atraindo pessoas, o que irá gerar uma série de melhorias para o bairro, como, por exemplo, o incentivo ao comércio.
Embora boa parte dos moradores desconheça a criação do Circuito Mãe Hilda de Jitolu e afirme que já existe carnaval na Liberdade, para alguns, o novo percurso possibilitará a geração de emprego e renda e dará maior visibilidade ao bairro, nacional e mundialmente. A preocupação é se o Circuito Mãe Hilda de Jitolú conseguirá se destacar em relação aos já existentes. “Acredito que, se for posto em prática, o novo percurso terá que ter um forte planejamento para que possa atrair parte da população e torná-lo um circuito compatível com os demais, já consolidados”, afirma Heide Pandini, moradora da Liberdade, há mais de 20 anos.
De acordo com Vovô, o carnaval da Liberdade já foi muito forte, com muitos blocos afros, mas que foram enfraquecendo com o passar do tempo. “Com certeza, com esse circuito sendo efetivado, alguns blocos aqui que estão tentando retornar devem voltar a desfilar na Liberdade”, complementa. Ele disse, ainda, que a expectativa é muito grande e que já estão em busca de patrocinadores para o novo circuito.
Liberdade integra o Carnaval de Bairros – O Circuito Mãe Hilda de Jitolú soma-se aos circuitos carnavalescos famosos e tradicionais: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico-Pelourinho). O bairro da Liberdade, um dos mais populosos de Salvador, com aproximadamente 117 mil habitantes, já participava dos festejos de carnaval com a saída do Ilê Aiyê aos sábados e era um dos palcos do Carnaval de Bairros da cidade.
“Trata-se de um circuito já existente, já que o carnaval da Liberdade possui blocos, o próprio Ilê participa, estando dentro do que é considerado carnaval de bairro”, afirma Fernando Bulhosa, presidente do Conselho do Carnaval (Concar). Para Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, fundador do Ilê Aiyê e filho de Mãe Hilda, a oficialização desse novo circuito, que está sendo batizado de Mãe Hilda, vai dar uma conotação diferente ao carnaval que sempre existiu no bairro. “A expectativa é grande, estamos trabalhando para que o novo circuito não fique só no nome”, diz.
Atualmente, o Carnaval de Bairros é realizado através de palcos montados nos cinco bairros mais populosos da capital baiana: Cajazeiras, Plataforma, Periperi, Itapuã e Liberdade, além do Palco do Samba, na Praça Municipal.
Continue lendo:
Bairro da Liberdade se destaca na capital baiana
Ilê Aiyê: símbolo de auto-afirmação do povo negro

