Tags:bicicletas, LEV, tecnologia
Sobre duas rodas: entenda como funciona a bicicleta elétrica
- 13/07/2011Dona da loja Lev em Salvador ensina passo a passo como pilotar as bikes elétricas
Por Bruna Rocha e Josiane Guimarães
Novidade na cidade, as bicicletas elétricas, apresentam-se como opções para aqueles que desejam transitar com conforto e praticidade.
Mais rápida que as bicicletas comuns e mais simples que uma moto, as bicicletas elétricas tal como a Lev são movidas a bateria e podem atingir uma velocidade média de 30 km/h. Entre as vantagens apresentadas por seus fabricantes estão o fato de não emitirem ruídos ou odores, serem recarregáveis (podendo a recarga ser realizada direto em qualquer tomada) e de baixa manutenção.
Elas se caracterizam também por serem automáticas, ou seja, não necessitam de troca de marcha e nem possuem marcha ré. Seu alcance médio varia entre 30 e 40 quilômetros, a depender do modo de uso, velocidade empregada por todo o percurso, peso do motorista e carona, forma da velocidade desenvolvida, tipo de terreno e forma de condução.
Para andar com a Lev o usuário pode escolher entre pedalar ou ligar o motor elétrico. Essa dupla função é apontada pela dona da loja Lev em Salvador, a baiana Milla Portella, como um dos maiores atrativos para a aquisição das bicicletas elétricas, além de ser silenciosa, ecologicamente correta e não ter a obrigatoriedade de taxas e emplacamento.
Apesar das vantagens e da fácil operação a Lev possui um custo relativamente caro para a sociedade. O preço situa-se entre R$2.780,00 (aro 18) e R$ 2.980,00 (aro 22).
Além disso, para pilotar a Lev não é necessário habilitação.
Veja o vídeo que mostra passo a passo como pilotar a Lev
Continue lendo:
Bicicleta elétrica é nova modalidade de veículo sustentável na capital
Saiba como nasceu a Lev e como ela chegou em Salvador
Ambientalista comenta benefícios de iniciativas sustentáveis
Veja o que especialistas pensam sobre a Lev
