Humoristas baianos entram na onda dos videos para Youtube
- 20/02/2014Metade dos vídeos postados no Youtube no Brasil são de humor. Em Salvador, as produtoras +1! Filmes e Coringa Art estão pegando carona nessa onda de fazer rir pelo mais popular site de compartilhamento de vídeos.
Texto: Tiago do Nascimento
A internet é um terreno fértil quando o assunto é humor. São inúmeros os humoristas que se popularizaram na rede, a exemplo de Felipe Neto, Marcelo Adnet e o fenômeno “Porta dos Fundos”. Segundo o Youpix, mais da metade dos vídeos postados no Youtube no Brasil são de humor.Em Salvador, muitos atores com formação em teatro estão pegando carona na onda.
É o caso da produtora +1! Filmes, criada em 2010 quando estudantes de comunicação audiovisual e de teatro se juntaram com a proposta de criar seus vídeos de forma independente. “A gente queria divulgar o nosso trabalho e como os atores tinham o humor como um traço em comum, a aposta foi assertiva. Muita gente começou a compartilhar e fazer comentários positivos e isso nos estimulou a criar mais vídeos. Hoje, nós temos mais de 200 vídeos postados no Youtube”, conta a atriz e produtora da +1! Filmes, Moara Cardial.
Moara ressalta que ter uma periodicidade de postagem no Youtube é muito importante, pois na Internet o conteúdo é mais perecível. “Postamos três vídeos por semana. Tudo acontece na hora, sem nenhum roteiro. Os atores improvisam o tempo inteiro e a narrativa é roteirizada quando a edição acontece”, afirma a atriz.
Maurício Tavares, professor da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutor em humor no rádio, afirma que a grande vantagem de ‘fazer graça’ na Internet é justamente a liberdade que atores têm tanto na linguagem, como no tema a ser escolhido. “Na internet você pode fazer quase de tudo, principalmente quando o assunto é humor. O Porta dos Fundos é um grande exemplo disso. Eles tocam em temas delicados que seria impossível abordar na televisão. É por isso que muitos humoristas estão sendo processados”, declara Maurício.
Improviso x roteiro – Se os vídeos da +1! Filmes têm êxito na base da improvisação, o processo de trabalho da produtora soteropolitana Coringa Art começa a partir de um roteiro. “Fazer humor não é tão simples assim como muita gente pensa. Nós da Coringa pensamos em primeiro lugar num bom roteiro. Isso acontece porque o público está cada vez mais exigente. Se antes vídeos toscos faziam sucesso, agora a qualidade deve ser impecável”, ressalta o produtor da Coringa Nelson Aguiar.
Contudo, fazer humor na internet também tem suas restrições. Os vídeos dificilmente ultrapassam quatro minutos de duração. “Prender uma pessoa na frente do computador é bastante complicado. Por isso a piada deve ser reta e objetiva. Nossos vídeos têm em média três minutos e meio de duração”, explica Nelson.
Homem-piada – Nas ruas, Felipe Mago atua como ator há 10 anos. No entanto, foi na internet que seu principal personagem – o Bidicá Labonga – ganhou grande notoriedade. “Eu faço minhas apresentações nos ônibus e praças. Na melhor das hipóteses, meu trabalho é visto por 200 pessoas em todos estes locais. Bidicá Labonga é visto por mil pessoas no Youtube todos os dias. Tem gente de Brasília elogiando meu trabalho, recebo elogio do Espírito Santos e até de São Paulo. É muito gratificante andar na rua e ser reconhecido”, reconhece o ator.
Para criar sua personagem, Felipe usou a cotidianidade como elemento de composição. “Bidicá é bem peculiar em Salvador. O cara que utiliza da esperteza para vencer as dificuldade que a vida impõe. O diálogo é extraído das ruas mesmo. É a nossa forma de falar, nossos regionalismos, a nossa relação com o turista tomando cuidado para não estereotipar o soteropolitano”, ressalvou Mago.
É exatamente o dia-a-dia o traço mais marcante do humor feito na rede, como identifica Tavares: “A melhor piada que pode ser feita é aquela sobre si mesmo. O grande acerto deste humor é exatamente o de retratar fatos corriqueiros e situações banais das vidas das pessoas.”
