Tags:Copa do Mundo, Ipirá, Jacobina, lucro, ornamentação
Centro-norte baiano empolgado para a Copa
- 18/05/2014Émille Cerqueira e Susana Rebouças
Mesmo sem ornamentação pronta, a cidade de Ipirá já tem torcida preparada para acompanhar os jogos. “A minha família já comprou tudo: maquiagem, esmalte, vuvuzela, apito, tudo verde e amarelo. Até as camisas que confeccionamos sem todas as Copas já estão prontas”, afirma Cristiane Cintra, técnica de enfermagem e moradora de Ipirá.
Mesmo prezando pela reunião familiar, muitas pessoas da região se encontram em bares para assistir aos jogos. “O lucro nos principais bares daqui de Serra Preta chega a duplicar nos dias de jogo do Brasil”, garante Renilson Santana, técnico de farmácia, nascido em Serra Preta, também no centro-norte da Bahia.
Leia mais
Copa do Mundo invade casinhas do interior
Focado na Copa, comércio aquece vendas
Torcidas organizadas: tradição transformada em medo
Em casa ou nos bares, para o pessoal da região, o importante é torcer. Independente da vitória ou não da seleção brasileira, a animação da cidade de Ipirá é tão grande quanto na capital, embora longe da Arena Fonte Nova. “Nos dias de jogos do Brasil todo mundo já acorda feliz e preparado”, completa Cristiane.
Em Jacobina, a professora Ana Maria Lima arruma a rua Cônego Samambaia do Bairro Leader desde 1990 e conta com a ajuda de um grupo escolhido em reunião, segundo ela, democraticamente. Antes “eram dois grupos independentes, sem combinação, que arrumavam a rua com o que conseguiam pedindo de porta em porta”, conta a professora. Este ano está sendo mais organizado que os outros. Ana escreveu um projeto, com convites e carnês de contribuição, além de prestação de contas e atas das reuniões dos grupos. A equipe também está confeccionando uma camisa com custo de R$18,00.
Com toda essa organização, a rua será ornamentada com tecidos, fitas, tintas, bandeiras, barbantes, gambiarras de luz, banners, faixas, entre outros materiais, tudo nas cores do Brasil. Além disso, o grupo escolheu uma sede para os jogos, o bar da rua que exibirá os jogos em telão.

