Tags:discriminação racial, esta pode ser a sua história, Secretaria municipal da reparação, sucesso
Conheça o projeto “Esta pode ser a sua história”
- 21/11/2011Objetivo da ação é incentivar negros a superarem a discriminação social, mas ele será bem-sucedido?
Por Laís Gomes e Renato Oselame
O projeto “Esta pode ser a sua história”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Lazer e Cultura (Secult), tem como objetivo apresentar ícones afrodescendentes para servir de referência de superação. O início do projeto se deu através da escolha das personalidades que serviriam de exemplo para o programa, através de voto popular no blog da Diversidade (que é mantido pela Semur) entre os dias 5 e 16 de setembro.
Foram selecionados doze nomes: Ana Célia da Silva (professora, doutora e mestre em Educação pela UFBA), Arany Santana (educadora), Cláudia Rocha (professora e mestre em Educação e Contemporaneidade), Eunice Martins (advogada e presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB), Horácio Brasil (engenheiro e empresário), Louislinda Valois (juíza), Manassés de Jesus Santos (advogado e conselheiro da OAB), Mario Nelson Carvalho (presidente da Associação Nacional dos Empresários Afrodescendentes), Silvia Cerqueira (advogada e conselheira da OAB), Samuel Vida (professor e doutor), Sérgio São Bernardo (advogado e mestre em Direito) e Ubiratan Castro (presidente da Fundação Pedro Calmon).
Entre os dias 26 de setembro e 9 de outubro, uma breve descrição da história de vida destas 12 personalidades ficou em exposição no Salvador Shopping. Neste período, foram realizados encontros entre os ícones e estudantes de escolas públicas, como forma de manter um diálogo mais aprofundado acerca da superação de obstáculos impostos pela discriminação racial.
A segunda etapa do projeto consiste em torná-lo itinerante nas escolas municipais, para que todos os estudantes tenham acesso aos exemplos de vida expostos. Por fim, o projeto será encerrado na primeira quinzena de novembro (sem data definida ainda), promovendo um último encontro com as 12 personalidades reunidas e estudantes soteropolitanos.
“Esta pode ser a sua história” é um projeto que faz parte da campanha “2011, ano internacional dos afrodescendentes”, instituída pela 64ª Assembléia Geral das Nações Unidas.
Tentamos entrar em contato com o secretário Ailton Ferreira para esclarecer questões acerca da seleção das personalidades e do objetivo do projeto, mas não obtivemos resposta em tempo hábil para a publicação.
Leia mais:
Confira uma entrevista com Fernando Conceição, especialista na área de Mídia e Etnicidade
Entrevistas com vídeo sobre pequenos casos de sucesso (ou não) de pessoas comuns
