Tags:bola, Futebol Americano, oval, Rugby
Os bons de bola (oval)
- 25/11/2011Onde estão os times de rugby e futebol americano de Salvador e como eles se mantêm, apesar da pouca popularidade dos esportes no Brasil
Por José Marques
No Parque Santiago, clube de treinamento do Galícia, em Brotas, dois esportes aparentemente antagônicos dividem espaço nas tardes de sábado. As diferentes regras e formas de se jogar não deixam, ao torcedor desinformado, indícios de que ambos têm uma origem em comum. Em um dos campos do local, a divisão de base do time de futebol tenta reerguer o primeiro tricampeão baiano, que não ganha um título desde 1968 – a última vez que chegou perto disso foi em 1995, quando terminou o triangular do segundo turno do Baianão na vice-colocação – e atualmente compete na Série B estadual. Mais adiante, no outro tablado, os jogadores dos grupos feminino e masculino do Galícia Rugby Clube exercitam chutes em bolas ovais. Embora se vangloriem de ser uma das equipes mais fortes da modalidade no Nordeste, enfrentam um desafio tão árduo quanto o dos colegas futebolistas: manter, de forma atuante e competitiva, times amadores de uma prática esportiva que não é popular no Brasil.
No mesmo horário e dia da semana, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, o treinamento de outra prática esportiva também usa uma pelota similar. O grupo se intitula Salvador All Saints, time de futebol americano que começa a se mexer para disputar a recém-criada competição nordestina da categoria.
Leia: