Tags:Dissertação, Doutorado, Repositório Institucional, Tese
O repositório é resultado de uma tese
- 12/12/2011Para evitar as cópias na universidade, Flávia Goulart Rosa, diretora da Edufba, viu no repositório uma forma de popularizar as produções acadêmicas da UFBA
Por Vitor Andrade
O RI/ UFBA começou a ser idealizado a partir de uma recomendação feita por Flávia Goulart Rosa, diretora da Editora da Ufba (Edufba), nasua dissertação de mestrado, apresentada em 2006 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da UFBA. “Na minha dissertação tratei sobre o uso de cópias nas universidades e tomei conhecimento do Repositório da Universidade do Minho, em Portugal. Concluí que uma forma de se copiar menos seria disponibilizando conteúdos para acesso aberto”, explica a professora.
Na tese de doutorado intitulada “A disseminação da produção científica da Universidade Federal da Bahia através da implantação do seu repositório institucional. Uma política de acesso aberto”, defendida em 2011, sob a orientação do professor Marcos Palacios, titular da Faculdade de Comunicação da UFBA, essa ideia amadureceu. quando ela foi até Portugal conhecer o Repositório da Universidade do Minho. Ele foi o primeiro repositório em língua portuguesa a utilizar o software livre Dspace, que é usado mundialmente para a implementação de repositórios institucionais.
Grupo Gestor – Há um grupo que mantém as políticas de manutenção do repositório. Ele é composto pelos pró-reitores de Pesquisa, Criação e Inovação e de Pós-Graduação, os diretores da Edufba, Coordenadoria de Processamento de Dados (CPD), Sistema de Bibliotecas da UFBA (Sibi) e do Instituto de Ciências da Informação (ICI).
Leia:
Repositório Institucional da UFBA ganha concurso nacional

