Tags:centro de parto normal, cesariana, divaldo franco, mansão do caminho, parto humanizado, parto natural, parto normal
Por que fazer o Parto Humanizado? Entrevista com a obstetra Cristiane Torres
- 12/12/2011Após conhecer um pouco da proposta do Centro de Partos Normais, a questão: por que optar por esta modalidade?
Por Laís Gomes e Renato Oselame
Para ouvir os argumentos a favor do parto natural em uma sociedade em que a cesariana é tão difundida enquanto procedimento isento de riscos, entrevistamos a obstetra Cristiane Torres, do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira.
Para ela, a cesariana é um procedimento longe de ser totalmente seguro. Pelo contrário, em comparação com o parto normal, ela é uma escolha visivelmente mais arriscada. Por não realizar nenhum tipo de incisões no corpo da paciente, o risco de infecções hospitalares em um centro como o CPN são visivelmente menores. Apesar dos avanços da Medicina em relação à assepsia dos materiais e ao controle de agentes infecciosos, ainda apresenta riscos realizar uma cirurgia invasiva como a cesariana.
Mas, se Cristiane tem preferência clara pelo parto normal, isso não significa que ela considere a cesariana condenável. Pelo contrário, a obstetra pondera que cada caso requer um tipo de procedimento. Isto é, primeiro é importante tentar realizar o nascimento de forma natural – e somente realizar a cesariana em casos complicados, como quando o bebê se encontra em posições difíceis de serem contornadas ou apresenta o cordão umbilical preso ao redor do pescoço.
Em um rápido bate-papo, a médica discutiu temas relativos ao diferencial desta abordagem humanizada para com os pacientes, os riscos do parto normal e a sua opção pessoal pelo parto humanizado. Confira trecho da entrevista no vídeo abaixo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FO8WfB2t_GI&lr=1&feature=mhee]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NgnoKunOUyA&lr=1&feature=mhee]
Leia:
Parto humanizado em Salvador: conheça mais o Centro de Parto Normal na Mansão do Caminho
O relato de duas mães que passaram pela experiência do parto humanizado
As fases, vantagens, desvantagens e curiosidades do parto na Wikipédia