Tags:Capitães de Areia, entretenimento, Games, jogos, Jorge Amado, Porreta Games, video games
A produção de games na terra de Jorge
- 15/12/2011Centenário de Jorge Amado e lançamento do filme “Capitães de Areia” inspiram a produção de games temáticos, movimentando o mercado baiano em expansão.
Por Bruno Brasil e Paula da Paz
Em 2012, a Bahia comemora os 100 anos de Jorge Amado, mas Salvador tem outros motivos para celebrar a data de modo antecipado. A cada ano, a produção e difusão de games locais vêm se projetando no mercado nacional e criando uma área completamente nova. Para celebrar esse momento, a “Porreta Games”, produtora baiana na área de games e entretenimentos virtuais, acaba de lançar sete jogos baseados na obra “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, com uma versão criada para a rede social Facebook. Os jogos estão disponíveis de forma gratuita para jogar on-line no site da produtora. Luiz Adolfo de Andrade, professor do curso de Comunicação Social (Jornalismo em Multimeios) da Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro e doutorando no Póscom/UFBA, designer de games e fundador da “Porreta”, acredita que a Bahia vive um espaço crescente para a produção de games, inclusive com incentivos culturais maiores do que os realizados em São Paulo. “Todos nós éramos apaixonados pela obra de Jorge Amado e queríamos fazer um jogo ambientado no cenário que ele narrou. Foi quando conhecemos Cecília (Amado, filha do escritor), tivemos a autorização e a partir daí arrecadamos o dinheiro através do programa Faz Cultura, com patrocínio da Vivo”. Desde a idéia do jogo – o “concept” – até a publicação levou cerca de um ano e meio e contou com a ajuda de diversos profissionais. “Ninguém faz um jogo sozinho, é preciso que você tenha envolvido no projeto designer, produtor cultural, programador, animador e sonoplasta”, define Luiz.
Hoje, os trabalhos ligados a games são alguns dos mais desejados. Seja projetando, desenhando, fazendo roteiros ou até testando (jogando mesmo), o que não faltam são vagas e pessoas brigando por esses espaços. Segundo analistas, esse mercado pode render até o ano de 2015 mais de U$ 112 bilhões.
Conheça um pouco mais sobre esse mercado nas matérias abaixo:
Vencendo o Desafio: A produção de Games no Brasil
Das fitas ao download: O mercado dos Games