“As pessoas não conhecem os seus limites”
- 11/12/2011Educador físico dá dicas de como praticar esportes de forma saudável neste verão
Por Luan Santos e Lucas Leal

Foto: Lucas Leal
Humberto Santos Filho é profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente, trabalha em uma escola como professor de crianças das diversas idades e, além disso, é dono de uma academia, localizada no bairro do Costa Azul, onde atua como instrutor de musculação.
Impressão Digital 126 – No verão, costumam aumentar os números dos chamados “atletas de final de semana”, em todas as praias de Salvador. Muitas vezes, essas pessoas não fazem nenhum tipo de preparação para realizar a prática esportiva. Devido a isso, há maiores risco de ocorrerem lesões?
Humberto Filho – Existe sim esse risco. O grande problema é que as pessoas estão habilitadas a uma prática que elas realizavam, vamos imaginar, há dez anos e, hoje elas retornam na mesma intensidade. Elas não querem fazer um aquecimento prévio, um alongamento, não estão preocupadas com a preparação. Como a maior característica dessas práticas esportivas é o lazer, elas iniciam por esse caminho, mas isso acaba se tornando uma prática competitiva sem que percebam. Por exemplo, ninguém entra em uma partida de futebol com os amigos para perder, todos querem ganhar. Então o risco de lesão é aumentado justamente por isso. As pessoas não conhecem os seus limites e não se preparam para exercer a atividade.
ID126 – Então, qual o tipo de preparação indicada para quem quer praticar esportes no verão?
HF – Todo esporte tem movimentos específicos. A orientação básica que nós, profissionais de Educação Física, passamos para as pessoas é que comecem a praticar o esporte de uma forma mais branda. O simples bater na bola, por exemplo, já faz com que uma pessoa aqueça e lubrifique suas articulações, aumente sua frequência cardíaca e leve mais circulação de sangue tanto ao cérebro quanto à musculatura. E, aos poucos, a fisiologia explica que a partir do sétimo minuto, a pessoa já estaria preparada para realizar qualquer prática esportiva. Caso o indivíduo tenha paciência para realizar um alongamento, melhor, se não, começar de forma leve a prática é o mais recomendável.
ID126 – As pessoas costumam sentir um maior cansaço ao realizar uma atividade física na praia. A que isso se deve? Somente a dificuldade de locomoção na areia?
HF – Existe uma série de fatores que acabam influenciando neste processo. A ação dos ventos que vai estar, muitas vezes, contrária à prática dos esportes, das altas temperaturas, vestuário desapropriado e um terreno que não permite, facilmente, a mobilidade. Além disso, ainda há declive na maioria das praias, principalmente em Salvador, que vai dificultar essa atividade. E no caso dos esportes aquáticos, você tem a corrente marítima, o vento, calor e a maior desidratação, devido à ação da água salgada.
ID126 – Já que você falou das altas temperaturas, pode-se dizer que o sol é um fator de risco para a realização da atividade física?
HF – Sim, muito grande! Na verdade o que acontece é que temos uma temperatura média em Salvador que varia entre 28 a 32°C. Se formos a uma praia, para verificar essa temperatura, tem dias que será possível encontrar 34°C. Isso irá promover um processo de desidratação aproximadamente dez vezes maior do que em um local com condicionamento térmico adequado. Além do processo de insolação, que as pessoas acabam esquecendo.
ID126 – Você poderia dar algumas dicas para quem quer praticar esportes de uma forma segura, neste verão?
HF – Busque uma orientação profissional antes de iniciar qualquer prática. Você não precisa necessariamente buscar um médico. Hoje já existem profissionais contratados pela prefeitura e ligados à Secretaria de da Educação, Esportes, Cultura e Lazer (Secult), que ficam nas praias realizando esse tipo de contato com a população. A segunda coisa, como já foi dito, é que o início desta atividade seja de forma ponderada e lenta, a terceira é você se conhecer, saber seus limites, e a quarta questão é beber muita água e ter uma alimentação leve. Além disso, protetor solar sempre para se proteger do sol.
Leia:
Futebol e praia: uma combinação quase perfeita
Esportes de praia, esportes de verão
Para especialista, cuidados com radiações ultravioletas devem ser redobrados
