Cidades digitais fora do Brasil
- 13/12/2011Há projetos em várias capitais pelo mundo, como o de Seul, que visam cobrir toda a área urbana com acesso sem fio e gratuito à internet
Por Gabriel Simões e Lucas Albuquerque
Muitos países mundo afora já vêm investindo intensamente na promoção do acesso gratuito e em larga escala para a população. Além do Reino Unido, que já investe há muito tempo em tecnologia e inclusão digital e detém o maior número disparado de hotspots instalados e gerando sinal de internet em extensas áreas nos países, o caso da Coréia do Sul e da Espanha merecem ser destacados.
O governo da Coréia do Sul estabeleceu uma meta para a sua capital Seul: pretende fazer com que uma rede Wi-Fi esteja disponível na cidade inteira, e de graça, para toda a população. A intenção é disponibilizar o acesso em mais de dez mil parques, ruas e outras áreas. O projeto custará cerca de US$44 milhões. Cerca de 83% das áreas ao ar livre da cidade já têm a internet sem fio, mas o objetivo é colocar o serviço em cada canto de Seul. O plano é ter a instalação completa até 2015, mas até o final de 2011 todos os ônibus, metrôs e táxis da cidade serão equipados para oferecer o serviço de internet sem fio gratuita.
O caso da Espanha é ainda mais inovador e a ideia é fazer com que as cidades espanholas possuam ligação permanente à internet através do chão. A proposta é instalar “pisos inteligentes” de Wi-Fi no chão dos espaços públicos. A técnica consiste na instalação de estações numa base de pedra natural de carbonato de cálcio – material escolhido por não gerar campos magnéticos que interfiram na propagação das ondas de rádio. O projeto permitirá que transeuntes fiquem sempre online.
Leia:
Projeto colaborativo mapeia pontos Wi-Fi em Salvador
