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Primeira missão: publicar um livro
- 14/05/2012Recorrer a editais e sites alternativos que realizam a publicação gratuita pode ser uma saída para quem não pode arcar com as despesas de uma editora.
Ver os livros publicados sempre foi um sonho do auditor fiscal aposentado, Antônio Sanábria, 65, que só foi realizado aos 45 anos, quando ele conseguiu se estabilizar e já estava próximo de alcançar a aposentadoria. Hoje, com sete livros publicados, ele se anima em saber que a arte de seus poemas não se perdeu, mas servirá de legado para os descendentes.
Assim como ele, algumas pessoas desenvolvem o interesse pela escrita desde a adolescência, mas muitos acabam desistindo de publicá-la diante da falta de tempo para montar e editar um livro. Com publicações ainda tímidas, alunos da UFBA são autores de menos de 10%, de uma média de 100 a 120 livros publicados anualmente pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).
Tarefa árdua – Até que um livro esteja pronto e impresso há várias etapas que demandam tempo e dedicação do autor. Depois de produzido o conteúdo do livro, o autor deve se preocupar com a revisão, a montagem e a diagramação do material.
Os custos também são altos. A depender da espessura do livro, do material e da editora escolhida, a produção e impressão de uma tiragem de 500 exemplares, por exemplo, pode custar em torno de R$ 5 mil.
Além da demanda financeira para publicar o primeiro livro, um autor iniciante depende também da aprovação do conselho editorial das editoras. Breno Fernandes, 26, enviou o primeiro romance para cerca de 20 editoras até que uma delas aceitasse publicar a sua obra. A FTD foi a primeira editora que deu asas ao sonho de Breno. “Eu mandei meu livro para a editora certa na hora certa e foi assim que tudo começou”, conta.
Ele iniciou a carreira de escritor quando tinha apenas oito anos. Apesar da imaturidade da primeira obra, ter iniciado cedo possibilitou que ele amadurecesse ainda mais cedo e abriu boas possibilidades no universo literário. Graduado em jornalismo, atualmente, além de se dedicar ao trabalho literário, ele trabalha prestando atendimento a consultorias e redige livros sob encomenda de editoras.
Interesse –Autor do livro “Como publicar”, que deve ser lançado ainda esse ano, Valdeck Almeida, 46, orienta que antes de publicar um livro, o escritor precisa definir o objetivo que se espera alcançar com a publicação. “O autor deve se perguntar: eu quero publicar um livro para ser bem divulgado ou apenas para vê-lo impresso e distribuir entre amigos?”, questiona.
Cada interesse demanda esforços diferentes. Uma boa divulgação, por exemplo, requer mais recursos financeiros. Além disso, quem espera ser um escritor precisa aumentar a bagagem cultural com muita leitura, contato com outros escritores e frequência em eventos relacionados à escrita. Quem está começando a carreira de escritor costuma ter pouco retorno financeiro. “Na busca pelo sonho a gente acaba pagando um preço alto”, relata Valdeck.
Alternativas – Até maio de 2013 a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) prevê o lançamento de novos editais voltados à produção literária. Foram repassados um milhão de reais para a execução de projetos nessa área. Interessados devem ficar atentos à divulgação dos editais no site do órgão: www.fundacaocultural.ba.gov.br.
Alguns sites também realizam a publicação gratuita como o Perse e o clube de autores. O conteúdo pode ser montado e editado no próprio site. Depois de publicado, o leitor que se interessar pela obra paga para ter acesso à leitura, e o autor pode pagar para imprimir a obra quando quiser.
Já estudantes e pesquisadores da UFBA, podem recorrer à Edufba para publicar o seu livro. No entanto, a editora publica apenas livros técnicos e frutos de pesquisa e é necessário se adequar às normas. A análise do conselho editorial leva em média 60 dias e o custo do livro varia de acordo com o tamanho, a espessura e os componentes.
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