Tags:academia, Armação, atividade física, exercícios físicos, ivan barata, Malhação, Polícia Militar, praia, saúde
Academia à beira-mar
- 04/07/2012Fundada por coronel da PM, a “Academia da Armação” funciona gratuitamente, atraindo frequentadores de vários bairros
Priscila Machado
Não se assuste se, ao passar pela Praia de Armação, você se esbarrar com uma bicicleta ergométrica em plena areia. O conjunto de equipamentos de malhação dispostos a beira-mar faz parte da academia gratuita do Coronel Barata.
A academia foi criada em 2002 pelo coronel da Polícia Militar Ivan Barata. A ideia inicial era criar um espaço para os triatletas da PM que caminhavam no local poderem se exercitar. Com o tempo a população passou a aderir ao uso dos equipamentos e hoje o espaço está a serviço do povo. “A PM também tem uma função social, e essa foi a forma que eu encontrei de fornecer lazer ao público”, conta Barata.
De manhã cedo e no cair da tarde, o local enche de rapazes que querem manter o corpo em forma. Eles vêm de bairros próximos como Boca do Rio, Costa Azul ou a localidade de Caxunda . São pessoas que não podem ou não querem pagar a mensalidade de uma academia e aproveitam a gratuidade do espaço criado por Barata.
“Malho aqui há um mês e já senti mudanças no meu corpo”, conta Vitor Santos, 17, um dos frequentadores. Vitor, que vai ao espaço duas vezes por semana, mora na Boca do Rio e chega ao local caminhando . “Após a caminhada, já chego pronto para malhar e não gasto nenhum tostão”, diz.
Campeão – Não é à toa que Barata se preocupa com a estrutura física das pessoas. Aos 70 anos, ele tem uma disposição de dar inveja a muitos jovens. É campeão nacional e internacional na modalidade mais difícil de Triathlon – o Ironman, uma prova com 4 Km de natação, seguida de 180 de ciclismo e 42 de corrida. O coronel costuma fazer um treino diário às 3 da manhã e ainda frequenta a academia de Armação de manhã cedo ou no final da tarde .
“Academia da Armação” – Extrovertido por natureza, Barata nomeou a academia que criou como Academia da “Armação”. Isso por que, o duplo sentido do nome referia-se às armações de muitos colegas que já enrolaram as esposas dizendo que iam ao espaço, quando na verdade, iam a “outros esquemas ”.
Por falar nisso, certa vez um dos frequentadores também resolveu “armar um trambique ”, passando a cobrar pela malhação no espaço. A falcatrua só foi desfeita quando um dos filhos de Barata foi barrado no espaço pelo malandro e o botou pra correr do local. Essa academia rende é estórias…
Leia Mais