Tags:Baía de Todos os Santos, Centro Histórico, salvador, Santo Antonio Além do Carmo, turismo
Além do Carmo: tesouro no Centro Histórico de Salvador
- 06/04/2013Ainda pouco explorado por soteropolitanos e turistas, o charmoso bairro com suas ruas de pedra e casarões históricos possui beleza singular
Marco Antonio Cruz e Monique Aguiar
Com jeitinho de cidade de interior e arquitetura histórica, o bairro do Santo Antônio Além do Carmo é um verdadeiro tesouro escondido em pleno Centro Histórico de Salvador. Ainda pouco conhecido, não apenas pelos turistas, mas também pelos próprios soteropolitanos, o bairro começa na Cruz do Pascoal e termina no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, onde fica localizada a paróquia de mesmo nome.
O bairro é um dos mais antigos da capital baiana, e seus primeiros registros datam do século XIX. Seu curioso nome remete ao primeiro século de ocupação de Salvador, referindo-se às portas de entrada que a cidade possuía, uma delas localizada na entrada do Convento do Carmo.
Ao redor do largo, podemos encontrar mais uma atração histórica do local, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, que passou por reformas e hoje abriga atividades artísticas e culturais ligadas à capoeira, que o fizeram ganhar o apelido de “Forte da capoeira”. Da praça, o Carmo segue por charmosas ruas de pedra com casarões históricos, tudo isso emoldurado por uma vista da Bahia de Todos os Santos de tirar o fôlego.
Abandonado durante muito tempo e com muitas de suas construções em ruínas, o bairro passou por mais de 800 restaurações nos últimos 30 anos que devolveram vida à combinação única de belezas históricas e naturais e o tornaram alvo de especulação imobiliária. É o que conta o francês Dmitri Yermolayev, morador do bairro há mais de 40 anos: “Quando eu me mudei para cá no fim da década de sessenta, o Santo Antônio era considerado um bairro de hippies e gringos. Quem morava aqui era visto com maus olhos. Hoje minha casa tem o mesmo valor de uma morada em um dos bairros nobres da cidade”.
De charmosas pousadas até hotéis cinco estrelas, bares, restaurantes, cafés, lojas e ateliês . Hoje, tudo pode ser encontrado no Santo Antônio, com variedade suficiente para agradar turistas e soteropolitanos de todos os gostos e bolsos. Dono de um charmoso casarão em que funciona uma mistura de café com atelier de arte, José Luiz revela que os negócios vão bem. “Apesar do nosso público ainda ser composto majoritariamente por turistas estrangeiros, nós contamos com um ótimo movimento. Eu não sairia daqui do Santo Antônio por nada”, explica o empresário.
O Plano Inclinado do Pilar, que liga o bairro à Cidade Baixa, e o Bar Cruz do Pascoal são outras atrações locais. Com uma estrutura simples e uma vista sofisticada, o pequeno bar já foi ganhador do Prêmio Veja Comer e Beber e serviu de locação para os filmagens da minissérie da Rede Globo, “O canto da sereia”.
As chamadas pousadas “boutique”, com uma decoração bem elaborada, são um dos negócios favoritos de quem resolve investir na região. Os preços mais acessíveis, a tranquilidade e a boa localização parecem ser uma fórmula de sucesso para atrair quem está escolhendo um lugar para se hospedar.
Assim, seja você turista ou morador, uma boa dica é tirar uma tarde para conhecer as atrações desse charmoso bairro em pleno centro de Salvador. Mas, enquanto isso, que tal realizar um tour virtual pelo Santo Antônio Além do Carmo através da nossa galeria de fotos?