Tags:consultora doméstica, dicas para o lar, donas de casa, Flávia Ferrari, truques
Flávia Ferrari: dona de casa por profissão
- 06/04/2013Entrevista com Flávia Ferrari, consultora do lar que dá dicas práticas para otimizar as atividades domésticas
Hilla Santana
Conhecida por facilitar a vida doméstica das mulheres do século XXI, Flávia Ferrari concede entrevista ao Impressão Digital 126 e fala sobre as mudanças ao longo dos anos no perfil das donas de casa. Indo de encontro à tendência das mulheres modernas, ela abriu mão de sua vida de executiva para se dedicar ao lar e se tornou consultora doméstica. Autora de manuais, receitas e ideias para artesanato, Flávia Ferrari também mantém o site Decoracasas e um canal de vídeo no youtube, além de participar frequentemente de diversos programas de TV.
Impressão Digital 126 – Qual análise você faz das mulheres do século XXI?
Flávia Ferrari – As mulheres do século XXI são frutos de uma grande transformação social e econômica. Agregaram tarefas e afazeres à sua rotina, desbravaram novos campos de trabalho, mudaram paradigmas sobre o que é “ser mulher”, ganharam mais voz e assumiram novas posturas. Realmente foi uma mudança marcante e bonita de se ver, trabalho de muita luta e muita educação.
ID 126 – Qual o atual perfil das donas de casa? O que mudou para algumas delas, que além de cuidar da casa trabalham fora?
FF – O perfil atual das donas de casa é heterogêneo – antigamente seria mais fácil associar as donas de casa àquelas senhoras de avental que “só” cuidavam do lar e da comida. Hoje em dia, temos diversas mulheres que se ocupam da casa, da família, mas também do trabalho, do convívio social. Com as mudanças da sociedade, com este novo perfil das mulheres do século XXI, a casa tornou-se um extra, um algo a mais para ser feito. Mas com maior divulgação de informações e notícias, as donas de casa têm muito mais opções para realizar o serviço doméstico de uma forma mais otimizada.
ID 126 – Você concorda com a ideia de que ter habilidades domésticas não é para mulher moderna?
FF – Não concordo. Habilidades domésticas servem para todas as pessoas – como dizia minha avó: “Aprenda e guarde – um dia pode lhe ser útil”. Tudo o que se aprende pode ser utilizado nos mais variados ambientes: algo que se aprendeu no ambiente doméstico pode ser muito útil no ambiente de trabalho ou vice versa. O importante é liberar-se de preconceitos e dogmas sobre “o que devemos aprender e o que não devemos aprender”.
ID 126 – É possível ter prazer nos afazeres domésticos?
FF – Se a pessoa gosta do trabalho doméstico, sim é possível ter prazer nestes afazeres – pois com dicas e truques, pode-se realizar o trabalho doméstico de uma forma melhor e mais rápida e, por consequência, mais interessante. Como ouvi de uma leitora do DecoraCasas: “O segredo do serviço doméstico é método e disciplina” – e é importante termos isto em mente. Agora, ter prazer é algo pessoal.
ID 126 – O que tem mudado na rotina das donas de casa?
FF – Basicamente o que todos reclamam: falta de tempo para realizar tudo.
ID 126 – O que te levou a orientar o público das donas de casa modernas?
FF – Experiência própria: estudei muito, fiz faculdade, pós-graduação, mestrado e era executiva. E quando resolvi parar com tudo isto e me dedicar ao lar vi que não havia aprendido tudo o que poderia a respeito porque foquei na educação formal. Vi que muitas amigas e conhecidas que continuavam firmes no mercado de trabalho também sofriam pela mesma falta de conhecimento. E foi isto que traçou meu caminho (além de, claro, eu achar o assunto interessantíssimo!)
ID 126 – Como você aprende as dicas práticas que dá? É por experiência própria?
FF – Parte por experiência própria, parte por compilação de dicas que recebo de conhecidos, parentes, leitores. Sempre testo o que eu falo para ter certeza que funciona, ou quais as dificuldades em realizá-las. Este conhecimento empírico está disponível em vários lugares – o que eu faço é de, uma forma ou de outra, sistematizá-lo.
ID 126 – Que dica você da às mulheres que não têm paciência para os afazeres domésticos?
FF – Antes de colocarem a mão na massa, pesquisem sobre as formas de realizar as atividades de modo mais otimizado, conheçam os detalhes dos instrumentos, aspiradores… Desta forma, o trabalho doméstico poderá ser feito no menor tempo possível.
Leia mais
PEC das Domésticas reforça novo perfil das donas de casa
Domésticas se profissionalizam e procuram outras áreas de atuação

