Tags:Automação residencial, casas inteligentes, custos, tecnologia
Aparentemente caros, os custos de um projeto de automação são bastante personalizados
- 11/03/2013Os investimentos na implantação de um sistema de automação residencial vão variar de acordo com as necessidades de cada consumidor e quais equipamentos ele pensa em automatizar
Giltemberg Brito e Rafael Barreto
No Brasil, a automação residencial ganhou uma maior divulgação nos últimos anos, mesmo período em que passou a integrar os novos empreendimentos baianos. Desde o início do projeto, o Greenville, um dos maiores empreendimentos imobiliários da Avenida Paralela, aqui em Salvador, incorporou a automação residencial ao instalar fechaduras digitais em todas as unidades. O Salvador Suítes, na orla da Praia de Armação terá toda a área comum – como playground, quadras e salão de festas – automatizada. Sem falar nos apartamentos espalhados pela cidade que já possuem ou estão implantando um sistema integrado, geralmente, de iluminação, climatização, áudio e vídeo, seguindo a tendência da Casa Cor Bahia, um dos principais eventos de arquitetura e decoração do país. Em sua última edição, a exposição apresentou a maioria dos ambientes com algum tipo de automatização, desde quartos de bebê a suítes e até um salão de beleza.
Mesmo assim, o engenheiro eletricista Sérgio Brito, explica que a popularização da tecnologia ainda vai acontecer. “Sem dúvida, quando os dispositivos passarem a ser fabricados em maior escala, deverão ter o seu preço reduzido. Tudo deve ser sempre visto do ponto de vista do custo x benefício”, justifica. Para Weber dos Anjos, engenheiro eletricista e professor, atualmente já é possível fazer um projeto de automação de residências mais acessível, porque já existem empresas brasileiras fabricando equipamentos de automação com custos mais baixos e que cumprem o mesmo papel de peças importadas e mais elaboradas. Ele também afirma que a classe média baiana já tem procurado sua empresa para realizar alguns trabalhos.
Investimentos – Perguntado sobre quanto custa um projeto de automação residencial, Weber dos Anjos foi enfático: “o preço vai variar de acordo o gosto de cada cliente, com o que ele quer automatizar na sua residência, já que um projeto é totalmente personalizado”. A Associação Brasileira de Automação Residencial, por sua vez, calcula que um projeto de automação custa 5% do valor do imóvel, ou seja, se uma residência custa R$300 mil, com R$15 mil se faz um projeto. Para arquitetos e engenheiros, a automação é uma ótima ferramenta, que proporciona conforto e praticidade para as pessoas e agrega valor ao imóvel. Só é preciso saber qual processo de automação mais interessa a você.