Tags:Aplicativo, fé, Igreja Adventista, Igreja do Bonfim, religião
Aplicativos ampliam contato entre devotos e igrejas
- 04/10/2016Smartphones e tablets são novas ferramentas de interação entre instituições religiosas e seus membros
Cristian Reis | Fotos: Reproduções
Os smartphones ampliaram a disseminação da internet no Brasil e estão presentes em 80% dos lares brasileiros segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alto número de pessoas conectadas transformou as relações sociais, inclusive as que praticam uma fé. Independentemente de qual seja a crença, lideranças religiosas já consideram o uso das ferramentas digitais, como os aplicativos, indispensáveis para modernizar a prática de mobilizar os fiéis e também atrair novos membros.
No portal oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é possível encontrar uma relação com aplicativos direcionados para públicos diversos. O objetivo de cada um deles é variado, como é o caso do Notícias Adventistas, no qual os fiéis acompanham todas as novidades da igreja. Há também uma seção infantil com o intuito de levar a palavra de Deus às crianças.
O pastor Flávio Borges, há 18 anos na Igreja Adventista destaca a importância desses aplicativos. “O smartphone é uma ferramenta fantástica, pois pode quebrar a resistência que algumas pessoas têm para se deslocar até uma igreja, principalmente os mais jovens”, afirmou. No entanto, o pastor faz uma ressalva. Para ele, é preciso haver cuidado no uso do aparelho. “As pessoas utilizam o smartphone durante o culto e isso é um problema, pois é um momento que deveria ser exclusivo para se concentrar na palavra de Deus”, reclama.
Em 1997 surgiu em Campinas, São Paulo, uma associação católica chamada Pequenino do Senhor. A instituição acredita no potencial de levar o evangelho para as crianças. A partir daí, um aplicativo de mesmo nome foi desenvolvido com esta finalidade e está disponível nas lojas do Google e Apple.
São disponibilizados conteúdos multimídias para envolver pais e filhos. Mensalmente novos personagens são criados e adicionados. De acordo com Fabiano Fachini, assessor de imprensa da associação, trata-se de um “novo caminho de divulgação e implantação do projeto para ser levado a outras paróquias e dar oportunidade de mais e mais crianças ser evangelizadas”.
No dia 3 de julho deste ano, a Basílica do Senhor do Bonfim também entrou de vez na era dos smartphones. Lançado para Android e iOS, o aplicativo criado possibilita que as pessoas fiquem atualizadas com os horários das missas e também possam acompanhá-las no modo online por meio do aparelho. O ato tradicional de amarrar uma fita do Senhor do Bonfim nos portões da Basílica de Salvador, agora pode ser feito pelo aplicativo. No site da Basílica também é possível deixar seu pedido de oração e acender uma vela para o patrono da igreja.