Tags:Álbum da copa, aplicativos, Copa do Mundo, Facebook, Panini, troca de figurinhas
Aplicativos e sites facilitam troca de figurinhas
- 19/05/2014Álbum virtual também faz sucesso entre os colecionadores
Carlos Eduardo Brandão
Na era das tecnologias digitais, o colecionador de figurinhas do álbum da Copa do Mundo não precisa mais listar em uma folha de papel os cromos repetidos ou que estão faltando. A Panini, empresa que produz o álbum, disponibilizou um aplicativo oficial do produto, o Panini Collectors, para que os colecionadores contabilizem de forma mais simples as figurinhas conquistadas, repetidas e faltantes. “Comecei a utilizar o Panini Collectors para facilitar a organização das minhas figurinhas sem precisar usar lápis e papel. O aplicativo serve para atualizar o check list das que estão faltando, as que já estão no álbum e quais podem ser trocadas com os amigos ao toque de um clique”, disse a administradora Palloma Barreto, de 23 anos.
No aplicativo oficial, ainda é possível espalhar suas listas nas redes sociais em poucos cliques. Outros aplicativos semelhantes são encontrados na Play Store ou no iTunes. O servidor público Rodolfo Mendonça, de 30 anos, divulga constantemente suas listas pelas redes sociais. “Sempre atualizo a lista de figurinhas que preciso e disponibilizo as minhas repetidas para os amigos. Espalho pelo Facebook e até no WhatsApp por causa do aplicativo”, afirma.
Leia mais
Álbum da Copa é brincadeira de adulto
Os colecionadores ainda podem acessar o site Troca figurinhas, uma rede social destinada à troca de cromos. No Facebook, diversos grupos são criados para a troca das figuras. Entre soteropolitanos, o grupo Álbum Fifa 2014 Salvador serve para marcar os encontros e pré-estabelecer as trocas e preferências dos participantes. As reuniões acontecem em shoppings com uma média de 100 pessoas. O maior grupo de encontro de colecionadores na rede social abrange mais de 17 mil pessoas.
Para quem não quer gastar dinheiro com o álbum e não deseja deixar de participar da brincadeira, a Panini lançou o álbum virtual, em parceria com a Fifa, como fez na última Copa do Mundo, em 2010. As pessoas podem colecionar 11 jogadores de cada uma das 32 seleções participantes, além de outras 40 figurinhas sem jogadores. A novidade deste ano fica por conta da possibilidade de trocar os cromos em grupos on-line. Além disso, o álbum virtual já está disponível e integrado como aplicativo às plataformas iOS e Android.