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Blogs de moda: a importância das imagens e do conteúdo

- 14/08/2013

Jornalistas e especialistas de moda opinam sobre o papel informativo dos blogs para enriquecer os conhecimentos produzidos sobre a moda, em contraponto à valorização das imagens

Luana Oliveira e Tayse Argôlo

Nos blogs de moda, as descrições não são suficientes, principalmente quando se trata do “look do dia”. É preciso mostrar como uma roupa fica no corpo, quais as estampas, cortes e modelos que são “tendência”. Assim, o maior atrativo desses sites passa a ser a imagem. Em sua maioria, quem escreve se preocupa principalmente com o que ilustrar, pois nenhuma postagem existe sem fotos. É como afirma a máxima, “uma imagem vale mais que mil palavras”, certo? Errado.

Imagem vs texto Para alguns jornalistas e especialistas na área de moda, a quantidade de imagens utilizadas e os textos cada vez mais pobres em informação, não compensam a qualidade do conteúdo. Por causa do frenesi nacional do reconhecimento de algumas blogueiras, pessoas sem formação ou conhecimento especializado em moda passaram a escrever como formadores de opinião.

O jornalista de moda Roberto Pires acredita que as blogueiras são um fenômeno da atualidade, mas que pecam quando o assunto é a escrita. “Essas meninas coroam a era da imagem em que vivemos. Por um lado é bom, mas tem o perigo de ficar oco, afinal, o que é isso de fato que ela está postando? Em sua maioria, elas não têm um estudo para escrever, para ter cuidado com o texto. Em termos de informação, de reportar o fato, às vezes fica muito a desejar”.

A blogueira Martinha Fonseca, do Armário de Madame, que é formada em Jornalismo, não acredita que ter essa graduação seja pré-requisito para produzir conteúdos de qualidade sobre moda, entretanto afirma que este é um diferencial para o seu trabalho. “Durante a faculdade de Jornalismo aprendi sobre a estrutura de um texto, a buscar as fontes corretas, a escrever com começo, meio e fim, com ritmo e com identidade. E as pessoas reconhecem isso”, conta.

Conteúdo vs publicidade – Parece consenso também entre os especialistas que a informação vem sendo substituída pela publicidade. Em sua monografia, a jornalista Mariana Caldas apresenta a opinião da também jornalista baiana Márcia Luz, “acho que a publicidade está tomando o lugar do conteúdo, da opinião e da espontaneidade, características que fizeram os blogs meios tão acessados, principalmente os de moda. Acho que um blog deve ter coerência e a publicidade não pode matar isso”.

A editora de moda Gabriela Cruz ainda salienta que os anúncios podem acabar comprometendo a credibilidade do que é passado para o público. “As blogueiras recebem jabá o tempo todo. E como é que fica a crítica? Blog é uma coisa pessoal, é para colocar sua opinião ali e não apenas para noticiar. É pra dizer se o produto presta ou não presta”.

Entretanto, Roberto Pires não vê problema em blogueiras receberem para falar sobre determinado produto. “Se ela gosta e se identifica com o produto e recebeu dinheiro pra falar dele, não tem problema nenhum. Mas falar que usa e que gosta de alguma coisa que na verdade não gosta, aí sim é antiético”, afirma.

Blogs de moda para qual moda? – Para além do cuidado com a escrita, a coordenadora do curso de Moda da Unifacs, Virgínia Saback, afirma que o maior problema com os blogs hoje é a falta de preparo das blogueiras para a própria moda. “As blogueiras, em sua maioria, são bastante empíricas. Elas não têm estudo para trazer algo de novo. As publicações estão muito mais voltadas para o mercado varejista, que vende os produtos da moda, do que para o assunto moda”, enfatiza. Entretanto, a blogueira Mamá Vivas acredita que os blogs têm muito a acrescentar ao universo fashion. “Nós falamos sobre a moda de rua e isso envolve um cuidado com pesquisa, em saber o que as pessoas estão usando, por exemplo”.

A bacharel em direito, produtora de moda e blogueira, Aninha Varjão, concorda que falta preparo a muitas blogueiras: “Muita gente quer apenas o status de blogueira, e acredita que fazer look do dia, entrar numa loja e fotografar um look pronto é entender de moda. Elas têm que entender sobre tendência e até sobre arte, porque pra mim moda e arte andam juntas”.

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