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Bom para o turista, melhor para o baiano

- 04/02/2013

Reforma e modernização do porto de Salvador garantem desenvolvimento para o turismo marítimo

Foto principal: Yuri Girardi

Taís Santana e Yuri Girardi

Quem passa pela Avenida da França no Comércio ou contempla a vista da Baía de Todos os Santos, do alto da Praça Castro Alves, talvez não saiba, o quão mudado o porto de Salvador está. Primeiro porto do Brasil, criado em 1963, passou por grandes mudanças durante os quase 100 anos de sua existência.

Com a realização dos megaeventos esportivos que serão realizados na Bahia, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, o porto da cidade passa por um processo de reforma e modernização, no ano em que também comemora 100 anos. A revitalização proporcionará melhor recepção dos turistas que chegam à Bahia, em cruzeiros de luxo vindos de diversas partes do mundo, e um importante legado na infraestrutura da cidade.

O projeto, que é de responsabilidade da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e da Secretaria Especial de Portos, prevê a reforma dos armazéns 1 e 2, para construir um novo terminal de passageiros com áreas de embarque e desembarque, check-in, check-out, pátio para ônibus e vans, confortável espaço de gastronomia e lazer, além de uma esplanada  e uma área de integração porto-cidade, com vista para a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.

Para o presidente da Codeba, José Rebouças, a interação entre as forças governamentais é essencial para esse e futuros projetos: “A revitalização é uma ação conjunta. Eu estou fazendo a minha parte aqui e o governo federal está fazendo a parte dele com esse projeto. A partir deste, novos virão”.

A requalificação do porto também resultará em muitas transformações para o centro antigo de Salvador. Projetos municipais, para alterar a malha viária do local, removendo terminais de ônibus intermunicipais da Avenida da França e para criar novos meios de transporte, são cogitados para trazer melhorias para a região. A Prefeitura de Salvador também prevê a realização de projetos que englobem reformas na área da marina e do Porto Trapiche, além da instalação de grandes redes hoteleiras no entorno.

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O porto e a Copa – Uma pasta foi criada exclusivamente para coordenar e fiscalizar as ações e projetos do Governo da Bahia na preparação do estado para a Copa 2014: a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa). Segundo informações da assessoria de comunicação, em relação ao porto de Salvador, um Protocolo de Intenções, que propõe cooperação técnico-científica, foi assinado entre a Secopa e a Codeba, em 2011, para garantir a união de esforços na realização de melhorias na infraestrutura portuária da capital.

A reforma do porto de Salvador conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa (PAC Copa), que destina verbas do governo federal para requalificação de áreas que receberão a Copa. A proposta principal é que os cruzeiros funcionem como hotéis flutuantes durante a competição. O investimento previsto é de 36 milhões, segundo a Matriz de Responsabilidades, documento que estabelece o compromisso dos estados e municípios com ações referentes ao Mundial de 2014.

Atualmente, o porto de Salvador é o terceiro maior do país em recepção de turistas, ficando atrás apenas de Santos e do Rio de Janeiro. Dados da Secretaria de Turismo da Bahia confirmam que na temporada de 2011/2012, 112 mil turistas aportaram na cidade. O processo de reforma e modernização do porto soteropolitano atenderá as necessidades turísticas durante um dos maiores eventos midiáticos do mundo, mas também deixará um grande legado para a população da capital baiana.

Reprodução de  fotografias do acervo da Codeba por Lucas Seixas e Marcelo Soares

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