Tags:Cleanup, conservação, limpeza, praias, verão
Cleanup Verão promove limpeza e conservação de praias em Salvador
- 11/03/2013Entrevista com organizador do Cleanup em Salvador mostra como surgiu o projeto de conservação das praias
Taís Santana e Yuri Girardi
O Cleanup Day, ação que acontece em vários locais da costa brasileira, já virou evento confirmado na capital baiana. O dia para realizar limpeza nas praias e conscientização dos banhistas, foi realizado em fevereiro desse ano, na Praia da Barra e teve a participação de vários voluntários. A iniciativa é organizada pela Biota Aquática, uma organização não-governamental com a finalidade de conservação de sistemas aquáticos. A seguir, uma entrevista com Rodrigo Nogueira, coordenador do evento em Salvador.
Impressão Digital 126 – Como surgiu a ideia de criar a iniciativa do Cleanup em Salvador e como vocês adquiriram adeptos?
Rodrigo Nogueira – Esta iniciativa se deu em 2008, após participarmos por dois anos como parceiros em eventos similares, porém voltados exclusivamente para os mergulhadores recreativos, então decidimos que o ideal é que a ação atingisse um público maior e menos focado em apenas um segmento. Com relação aos adeptos, nós abrimos chamadas em murais de universidades e nas redes sociais.
ID 126 – Desde que nasceu, como essa ação se estrutura e qual a sua periodicidade? Qual foi a quantidade de lixo retirado do mar?
RN – Desde o início destas ações organizadas pela ONG, em 2008, sempre realizávamos nossa principal ação no dia mundial de limpeza de praias, que é em setembro, verão no hemisfério norte. Porém a maior demanda estava no nosso verão, então, este ano, trouxemos o evento também para o início do ano e a tendência é mantermos esta data da mesma forma que já mantemos a ação de setembro. Esporadicamente realizamos ações menores. Em 2010, 2011 e 2012, participamos dando apoio na triagem e na coordenação das atividades subaquáticas das ações realizadas por uma cervejaria. Em 2011 e 2012, auxiliamos a empresa que faz a gestão dos resíduos no município com a coordenação das atividades subaquáticas e, na triagem dos resíduos em campanhas de praia. Desde 2008 até 2013 a gente vem realizando palestras nas escolas das redes pública e privada. Em 2012, participamos de grandes eventos na orla da cidade com a equipe de Educação Ambiental, agora em 2013, além do Cleanup Verão 2013 nós fizemos um Cleanup em Maragojipe, ao todo foram retirados 630 kg de resíduos.
ID 126 – O Cleanup é organizado pela ONG Biota Aquática. Quais os objetivos da Biota e como ela se estrutura?
RN – Somos uma ONG que tem como objetivo a realização de pesquisas e ações relacionadas à conservação dos ecossistemas aquáticos, dentre elas as ações do “Programa Lixus humanus: vamos extinguir esta espécie!!!”, que é composta por pesquisa sobre o problema do lixo marinho nas praias de Salvador como diagnósticos ambientais e relação fauna-lixo, e por ações de sensibilização como os eventos de limpeza de praias. O programa é organizado em coordenações, como a Coordenação Geral, a Coordenação de Voluntariado e Logística, a de Educação Ambiental, a de Triagem e Destinação dos Resíduos, a de Atividades Subaquáticas e a Coordenação de Coleta de Resíduos.
ID 126 – Como vocês realizam o encontro entre os participantes e como você considera o grau de engajamento das pessoas ao movimento? Qual o perfil dos engajados?
RN – Existem os membros efetivos e os voluntários. Os encontros se dão de acordo com a demanda e a necessidade, sendo que para os membros efetivos estes são mais frequentes, pois precisamos discutir assuntos internos referentes à manutenção da instituição. Já para os voluntários, os encontros ocorrem quando há uma demanda de capacitação específica ou na entrada de novos integrantes.
ID 126 – Como vocês enxergam a cidade atualmente e os esforços de mudança da atual prefeitura?
RN – A cidade foi literalmente abandonada na gestão anterior e, portanto está carente de muitas coisas e seria difícil a atual gestão já ter obtido algum resultado. A princípio, nós temos esperança que o novo gestor e sua equipe coloquem Salvador no caminho para voltar a ser o que era antes ou para ser ainda melhor, porém sabemos que isto demanda esforços e tempo.
ID 126 – Quais são as próximas ações previstas?
RN – Estamos negociando uma ação para o fim de semana dos dias 23 e 24 de março no Zoo de Salvador; estamos aguardando uma confirmação para fazer o trabalho de Educação Ambiental em dois lugares, no dia 29 de março; e estamos negociando para abril/maio uma ação de limpeza de praias em Praia do Flamengo.
Leia mais
“São Salvador, pedaço de terra que é meu”
Coletivos solidários realizam melhorias em praças e canteiros