Tags:gestão, negros, salvador, secretariado
Com a palavra a vice-prefeita Célia Sacramento
- 04/02/2013Entre outros assuntos Célia fala sobre as ações que vai ajudar Neto implementar na cidade, além de uma possível candidatura ao governo do estado em 2014
Ana Paula Lima e Raquel Santana
A vice-prefeita Célia Sacramento conta quais ações pretende ajudar o prefeito ACM Neto implementar na capital baiana, sobretudo nas áreas em que já atua, como direito dos negros, das mulheres e preservação do meio ambiente. Ela fala também de uma possível candidatura para o Governo do Estado em 2014.
ID 126- Olá vice-prefeita, a senhora acredita que ações como o recente decreto de ACM Neto que cria cotas para o funcionalismo público municipal é uma tentativa de melhorar a imagem do DEM aqui em Salvador?
Célia Sacramento– Esse decreto tem a ver com o PCRI, que é o Programa de Combate ao Racismo Inconstitucional, que está no Estatuto da Igualdade Racial, e Neto, durante todo o programa da campanha, deixou claro para todos que vai implementar o Estatuto da Igualdade Racial. Essa já é a primeira ação e essa ação vai servir de modelo para todo Brasil. Na verdade, nós precisamos dos cargos comissionados, ter a participação do povo negro dessa cidade, que é a maioria, e ele tem consciência disso.
ID 126- A professora Ivete Sacramente assumiu a SEMUR, Secretaria Municipal da Reparação. Sabemos que vocês duas tem uma história incomum de luta pelos direitos dos negros e das mulheres. De que forma a presença de vocês pode fazer com que as ações afirmativas avancem aqui em Salvador?
CS– Poxa, total forma. Primeiro, por sermos negras, segundo por termos essa história que você falou e terceiro por ser um compromisso do próprio prefeito e ACM Neto. Ele está comprometido com o respeito à todas as formas de diversidade, quer ela seja sexual, quer ela seja cultural e quer ela seja religiosa, e um dos grandes problemas que a gente encontra aqui em Salvador é exatamente todo um preconceito com as pessoas que são das religiões de matrizes africanas, o candomblé. A professora Ivete, mesmo sendo de igreja protestante, tem um total comprometimento com o respeito a toda forma de diversidade. E eu, que sou de religião de matriz africana, junto com ela, vou fazer essa defesa que é mais uma vez a discussão do nosso povo negro.
ID 126- Falando agora sobre meio ambiente. O PV tem uma história de luta pelo direito dos animais, esse inclusive foi um dos compromissos feitos durante sua campanha. Quais as políticas públicas voltadas para essa área estão sendo elaboradas?
CS– O prefeito fez valer toda discussão que nós estamos fazendo há muito tempo, quando proibiu que os animais estivessem nas ruas, agora no dia da festa de Bonfim. O prefeito vai implementar o primeiro hospital veterinário, Na nossa gestão vai fazer isso junto com o PV. Nós vamos então ter um cuidado total com os animais, nossa gestão vai estar, de fato, acompanhando e tratando os animais, como seres que têm vida.
ID 126- A questão ambiental aqui em Salvador é complicada. Esgotos jogados sem tratamento no mar, lagoas soterradas, desmatamento da Mata Atlântica na região Paralela, entre outros absurdos. O que está sendo feito para mudar está situação?
CS– Ações práticas nós estamos indo, como eu fui, inclusive disponibilizei no facebook e outros meios de comunicação, ver esses desmatamentos de perto. Eu acho que os problemas ambientais aconteceram na cidade, no passado recente, de dezembro pra lá, de lá para cá, nós estaremos acompanhando de perto, com justiça e punição para aqueles que não respeitam o meio ambiente. Nós temos uma Secretaria de Cidade Sustentável, que está sobre a liderança de Ivanilson Gomes, e tem como subsecretário, o ex-presidente do PV municipal, um jovem, André Fraga. Todos totalmente comprometidos com essa vertente, que é a questão ambiental, então a primeira Secretaria de Cidade Sustentável do país está aqui e nós vamos fazer dessa secretaria, uma secretaria referência para o Brasil.
ID 126- Agora falando um pouco de sua carreira política. Segundo o site Política Livre, em um recente encontro seu com o presidente nacional do PV, o deputado federal José Luiz Pena, a senhora teria dito que pretende concorrer ao governo do estado ainda em 2014. Até que ponto essa informação é verdadeira?
CS– É quase nessa linha, na verdade o que eu falei pra ele, foi que o nosso partido está crescendo. Na última eleição para governador, todos os estados lançaram candidatos a governadores e aqui o PV saiu sozinho, tendo como candidato o Bassuma. Nossa ideia é continuar nessa linha, sair com candidatura própria e eu sou um nome que está à disposição para sair com essa candidatura própria.
ID 126- Muito obrigada vice-prefeita!
CS– Eu que agradeço! Para mim é um prazer muito grande falar com você e todos os ouvintes.
Entrevista em áudio:
Leia mais

