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Copa do Mundo fashion week
- 26/05/2014Roupas e acessórios para a Copa são os queridinhos do público neste período
Isabela Garrido
Ano de Copa é assim: todas as expectativas voltadas para o maior evento esportivo do mundo. No Brasil, a Copa do Mundo de Futebol da Fifa afeta não só a rotina como também o guarda-roupa das pessoas, que ficam com um visual mais nacionalista ao mostrar seu lado torcedor. Com o soteropolitano não poderia ser diferente. Há um mês do evento, basta dar uma rápida passeada pelos centros comerciais e shoppings de Salvador para perceber que as cores verde e amarelo predominam nas vitrines.
No Centro da cidade, não falta opções para quem quer incrementar o visual para os jogos: roupas, chapéus, perucas, pulseiras, brincos e mais uma infinidade de acessórios por preços que variam entre R$ 2 e R$ 50. Em quase todos os estabelecimentos é possível encontrar itens para compor a produção, embora alguns invistam um pouco mais nesses produtos. É o caso de uma loja de variedades na Avenida Sete de Setembro, no centro da capital baiana, que apostou em toucas, chapéus e perucas com as cores da seleção. “A dona trouxe uma quantidade tão grande que eu espero que o Brasil vá pelos menos para as quartas de final, para a gente conseguir vender tudo!”, diz bem humorada a caixa Ivana Scarlata.
As vendas tímidas devem aumentar até o início da Copa. E não é só ela que está com boas expectativas. Flávia Araújo, vendedora de um stand místico localizado em um movimentado shopping do Centro, já adaptou seus produtos. Além de artesanatos, incensos e bijuterias esotéricas, está vendendo broches, tiaras, roupas e outros itens em verde e amarelo. “A procura está grande, principalmente pelas mulheres. Mas os homens também compram para dar de presente”, diz. Segundo a vendedora, os enfeites de cabelo são os favoritos da mulherada, mas as crianças também estão entrando no clima. “As camisas infantis saem mais do que as de adulto”, completa Flávia.
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A expectativa por boas vendas não é generalizada. Para Dieilane Oliveira, dona de uma loja de camisas na Praça Castro Alves, a Copa deste ano não promete uma vendagem satisfatória. “O movimento está fraco. O pessoal não vai investir muito, pois vão ter vários feriados, o comércio vai fechar. E tem também os produtos originais da Fifa, que têm que ser vendidos, né? Isso atrapalha muito”, alega. Lucas Silva, vendedor de uma loja na ladeira da Piedade, concorda: “ainda não tivemos muita procura, o povo não quer saber muito de Copa esse ano. Estamos vendendo mais para o São João”.
Em maior ou menor quantidade, o fato é que roupas e acessórios de beleza para os jogos são produtos com garantia de venda, principalmente para as torcedoras. “Eu gosto muito de blusas, chapeuzinhos, perucas… a gente sempre compra essas coisas lá em casa”, afirma Lucy Caldeira, que também não abre mão das bandeirinhas pintadas nas unhas.
Há quem não goste da combinação das cores verde e amarela, mas nesta época elas fazem sucesso. “Eu não acredito que seja uma combinação feia, mas é preciso cautela ao usá-la. No dia a dia pode até ser chique, a depender do tipo de tecido, dos acessórios. Mas como a gente sempre associa à bandeira nacional e ninguém quer sair por aí com a sensação de que está vestido de bandeira, não usamos muito, deixando sempre para época da Copa, o que contribui para encararmos o verde e amarelo como algo fantasioso”, explica a blogueira de moda Martinha Fonseca. Por dentro do que acontece nas passarelas, Martinha até aposta numa ‘tendência Brasil’ para 2014, já que aqui será o grande palco do evento. “Há muito tempo estampas com as bandeiras dos EUA ou da Inglaterra fazem sucesso no mundo da moda. Acredito que este ano vai acontecer a estilização da bandeira nacional e até do nome ‘Brasil’ de uma forma mais fashionista”, afirma.
Detalhes que fazem a diferença – Na festa do Brasil, mãos e pés ganham um tratamento especial. O Atelier das Unhas oferece todos os tipos de decoração feita com esmaltes, com um aumento nos pedidos de unhas verde-amarelas. Iolanda Óliver, proprietária do espaço, afirma que recebe não só clientes da casa, mas também novas clientes em busca do serviço. “Com certeza o movimento vai aumentar ainda mais depois que começarem os jogos”, diz. O valor da decoração varia entre R$ 30 e R$ 100 (mão e pé). “Se for decoração só com esmalte é mais barato, mas se tiver algum tipo de aplicação, como strass, fica um pouco mais caro”, explica Iolanda.
Assim como as unhas decoradas, penteados e maquiagens com os temas do campeonato mundial também prometem fazer sucesso junto ao público. O salão Gente Bonita Hair Design se prepara para um aumento na demanda. “Já temos atendimentos marcados de pessoas que estarão presente no estádio ou em algum evento da Copa”, conta Ed Negro, gerente do salão. Para atrair ainda mais a clientela, Ed conta sua estratégia: “Vamos montar, a partir de maio, uma vitrine com vários modelos de cabelos e maquiagens não somente com as cores do Brasil, mas também com as cores de outros países, para as pessoas se produzirem para os jogos”. Outra novidade do salão são as unhas de vidro decoradas, que duram cerca de dois meses e meio e custam em torno de R$ 80. Mas não são apenas as mulheres que vão se produzir. O espaço oferece também penteados masculinos, como o moicano do Neymar, que está virando febre entre os rapazes. “Acredito que os pedidos de moicano vão aumentar cerca de 70%”, estima.
São muitas as opções para produzir um belo look durante a Copa, mas é preciso cuidado para não errar. A blogueira de moda Bell Pimentel dá a dica para quem quer ficar linda sem exageros: “Não use tudo ao mesmo tempo. O ideal é focar em um ponto. Por exemplo: blusa e maquiagem; unha e adereço de cabeça; apenas um conjuntinho; ou um look básico com bijus verdes e amarelas. Teremos muitos jogos para explorar todas essas opções”, ensina.