Tags:centro de parto normal, cesariana, divaldo franco, mansão do caminho, parto humanizado, parto natural, parto normal, sus
Parto humanizado em Salvador: conheça o Centro de Parto Normal na Mansão do Caminho
- 12/12/2011Com expectativa de atender a mais de cem gestantes por mês, o centro enfrenta dificuldades em divulgar o seu trabalho
Por Laís Gomes e Renato Oselame
O Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira (CPN) foi inaugurado no dia 27 de agosto e recebe este nome em homenagem à mãe de Nilson de Souza Pereira que, juntamente com Divaldo Franco, fundou a Mansão do Caminho – onde o centro se localiza. Com a proposta de resgatar o valor do parto realizado “naturalmente”, isto é, sem necessidade de intervenção cirúrgica, os médicos do centro são especializados em procedimentos que buscam dar o conforto necessário à paciente e garantir a segurança do nascimento. Com técnicas que vão desde massagens a posições corporais do Yoga, a palavra de ordem dos médicos do CPN é a de que quem manda no funcionamento do centro são as gestantes.
Contando com 6 unidades pré-parto, parto e pós-parto (PPP), o espaço oferece às gestantes a comodidade de não serem transferidas para realizar procedimento algum. Enquanto em hospitais normais o atendimento é segmentado em áreas separadas (quarto da paciente, sala de cirurgia, etc), no CPN as pacientes são atendidas sempre no mesmo lugar. Elas também têm acesso a outras áreas do hospital quando quiserem, podem interagir com médicos, enfermeiros e outras mães no horário do almoço, e ainda podem determinar quem da família a estará acompanhando em todos os momentos. Isso porque, para além da vontade de presenciar e registrar o nascimento do novo membro da família, o conforto e a tranquilidade da paciente – muitas vezes assegurado pela presença do pai ou dos avós da criança – é de grande importância para que o parto aconteça de forma segura.
Mas se engana quem acredita que o parto normal, ou humanizado, não evoluiu em nada desde o início da história da humanidade. Pelo contrário, apesar de ser uma resposta ao atendimento quase que asséptico dedicado às gestantes nos hospitais convencionais, o parto humanizado não se recusa a empregar equipamentos modernos, sobretudo para a manutenção do estado de saúde dos pacientes. Além do mais, para se tornar paciente do CPN, é necessário ter realizado pelo menos cinco exames pré-natais – os quais já são feitos na própria Mansão do Caminho.
O espaço também é ideal para as mães que procuram fugir das filas dos postos de saúde comunitários ou das salas de espera intermináveis dos grandes hospitais de Salvador. Contando com a capacidade de realizar 130 partos por mês, o CPN está tendo sua capacidade pouco explorada: apenas 46 partos aconteceram até hoje. Segundo Rafael Costa, gerente administrativo do CPN, o baixo número dos nascimentos não acontece por rejeição ao método humanizante, mas por causa do desconhecimento do centro pelas mães residentes no bairro de Pau da Lima e em localidades próximas.
Confira fotos da estrutura do CPN na galeria abaixo.
Serviço:
Centro de Partos Normal Marieta de Souza Pereira
Rua Jayme Vieira Lima, nº 104 – Pau da Lima, Salvador/BA.
Telefone: (71) 3409-8303
Leia:
Por que fazer o Parto Humanizado? Entrevista com a obstetra Cristiane Torres
O relato de duas mães que passaram pela experiência do parto humanizado
As fases, vantagens, desvantagens e curiosidades do parto na Wikipédia