Tags:, , ,

Crianças são alvo de publicidades e produtos na Copa

- 20/05/2014

Gislene Ramos, Jéssica Nascimento e Thalita Lima

 

O mascote da Copa do Mundo de Futebol da Fifa em 2014 é o Fuleco. Depois do anúncio, os empreendedores saíram na corrida: boneco, camisa, caneca, bola, game, tênis, meia e mais um extenso leque de produtos infantis apostam na publicidade através da imagem do mascote.

Para filtrar o uso das propagandas para crianças, foi publicada no Diário Oficial da União a resolução n. 163/14 em abril de 2014. A documento considera abusiva a “publicidade e comunicação mercadológica destinadas à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”.

A Resolução se refere ao direcionamento de publicidade ao público menor de 12 anos. Em conjunto com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, essa prática pode ser considera ilegal. A aprovação ocorreu de forma unânime pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

Com os produtos oficiais da Fifa na Copa do Mundo de Futebol de 2014, licenciados pela Globo Marcas, a propaganda é um artifício para as vendas.  O fato é se a comunicação se constitui como abusiva perante a análise da resolução.

Isabella Henriques, advogada e diretora do Instituto Alana – organização civil sem fins lucrativos cuja missão é a proteção da criança – explica que mesmo eventos sazonais com publicidade intensificada, como a Copa, devem se atentar aos abusos. “As normas brasileiras relativas à publicidade voltada ao público infantil devem ser aplicadas durante o evento da Copa do Mundo e em relação a quaisquer publicidades relacionadas à Copa”, diz.

“Se a divulgação dos produtos oficiais da Copa tiver algum componente daqueles mencionados na Resolução, a proibição será válida para eles, cabendo aos órgãos competentes – Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Procons e Senacon – coibir e aplicar sanções”, acrescenta a advogada. Para o Instituto, podem-se ter propagandas infantis, mas devem ser direcionadas aos pais.

Leia mais

Copa do Mundo para baixinhos

EDIÇÃO 2022.2

A invisibilidade que nos cerca

De que perspectiva você enxerga o que está ao seu redor? A segunda edição de 2022 do Impressão Digital 126, produto laboratorial da disciplina Oficina de Jornalismo Digital (COM 126) da FACOM | UFBA, traz diferentes ângulos jornalísticos sobre o que nos marca enquanto sociedade, especialmente àquilo que fazemos questão de fingir que não existe. […]

Turma 2022.2 - 07/12/2022

De R$ 4,90 para R$ 5,20

Aumento da tarifa de ônibus em Salvador afeta rotina de estudantes universitários

Estudantes relatam dificuldades criadas pelo aumento do valor da passagem de ônibus em Salvador O aumento de trinta centavos no valor da passagem de ônibus em Salvador (R$4,90 para R$5,20), anunciado de maneira repentina pela Prefeitura, entrou em vigor no dia 13 de novembro. Tal medida vem prejudicando o cotidiano dos estudantes, especialmente aqueles que […]

Jessica Santana, Laura Rosa, Lucas Dias, Lucas Mat - 07/12/2023

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Bahia é terceiro estado com maior número de partos em menores de idade

Estado registrou 6.625 partos em mulheres de até 17 anos; especialistas apontam falta de acesso à educação sexual como um dos principais motivadores Defendida por parte da sociedade e rechaçada por outra parcela, a educação sexual nas escolas é um tema que costuma causar polêmica quando debatido. Ainda assim, seu caráter contraditório não anula o […]

Larissa A, Lila S., Luísa X., Patrick S - 07/12/2023

catadores da cooperativa Canore reunidos

Desenvolvimento sustentável

Racismo Ambiental em Salvador e Economia Circular

Entenda como esse modelo de produção une sustentabilidade, cooperativas de reciclagem e a luta contra as desigualdades sociais Em meio à crise das mudanças climáticas, a cidade de Salvador tem registrado temperaturas maiores do que a média histórica, chegando a sensações térmicas acima dos 34ºC. Para combater os efeitos do aquecimento global, organizações e iniciativas […]

Anna Luiza S., Jackson S., Luiza G. e Pedro B. - 06/12/2023

Na imagem, uma mulher de blusa verde segura uma cesta com plantas medicinais em frente a uma barraca laranja que tem outras plantas e bananas

Desenvolvimento Sustentável

Feira une produção e consumo sustentáveis na UFBA

Realizada às sextas-feiras, Feira Agroecológica da UFBA se torna elo de ligação entre pequenos produtores e consumidores em busca de alimentação saudável A Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia – apelidada carinhosamente de “Feirinha” – é um projeto de extensão do componente curricular “BIOD08 – Comercializando a Produção Agroecológica”, ministrado no Instituto de Biologia […]

Celso Lopez;Daniel Farias;Jade Araújo;Melanye Leal - 06/12/2023