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Desconstruindo Bach
- 21/05/2012Software desenvolvido na Escola de Música da Ufba amplia entendimento sobre os corais de Bach.
Fernando Vivas
Exercício obrigatório – e, dizem, estafante – nos cursos de música, a análise dos corais de Bach requer, além de paciência, muito tempo. Em média, um aluno costuma levar 40 minutos para interpretar a partitura de um coral. Mas, o Grupo de Pesquisa em Computação Musical Genos, da Escola de Música da Ufba (Emus), desenvolveu um programa que agiliza essa tarefa: o Rameau. Batizado em homenagem ao músico e matemático francês Jean-Philippe Rameau, o programa examinou 266 corais de Bach (ao todo são 371) em menos de 20 segundos.
Os corais de Bach costumam ser analisados pelos alunos da Emus, durante os cursos de graduação (Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura), no primeiro e terceiro semestres da disciplina Literatura e Estruturação Musical (LEM). Embora, “a escolha do repertório para essa disciplina dependa muito da preferência do professor”, explica o professor Marcos Sampaio, que já ministrou essas disciplinas e trabalhou nas pesquisas do Rameau como integrante do Genos.
“A análise musical com o auxílio do computador é importante porque pode ajudar a identificar elementos musicais em um grande corpus musical em um tempo curto”, defende o grupo Genos em artigo sobre o Rameau no XVIII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação (Anppom), realizado em Salvador, em 2008.
Explorando os elementos musicais dos corais, como “quintas e oitavas consecutivas, cadências, âmbito de vozes, acordes de sexta aumentada e cruzamento de vozes”, o Rameau foi capaz de detectar, por exemplo, que o soprano alcança a nota mais alta em 23 corais.
Embora o emprego de computadores confira precisão e agilidade às pesquisas musicais, a combinação entre música e máquinas divide opiniões dentro da academia. Para os que não vêem com bons olhos o assunto, Sampaio argumenta que “o Rameau foi desenvolvido como um programa acadêmico, com a finalidade de resolver um problema de pesquisa (a análise harmônica automática)”. Indica, ainda, que pode ser útil “para o aluno verificar se suas análises harmônicas estão corretas”.
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