Tags:nutricionistas, personal diet, reeducação alimentar, serviço
Em busca de uma reeducação alimentar
- 06/04/2013As especialistas revelam que o melhor caminho para o emagrecimento é uma readequação da alimentação, orientada por profissionais, e explicam como um serviço personalizado pode auxiliar nesse processo
Nathália Mattos
As nutricionistas, Tanie Oliveira (25), especialista em obesidade e emagrecimento, e Carine Neri (26), especialista em bases nutricionais da atividade física e nutrição desportiva, são sócias da Flexfood Consultoria Nutricional, cujo principal serviço é o personal diet. Pioneiro em Salvador, o serviço propõe atendimento nutricional individual ou para toda a família sem sair de casa, além de personalização, conforto e comodidade de ter atendimento profissional nos melhores horários e locais para os pacientes. Nesta entrevista, elas contam porque a reeducação alimentar é o melhor caminho para o emagrecimento e como funciona o atendimento personalizado.
Impressão Digital 126 – Em sua opinião, por que as pessoas preferem acreditar em dicas da sabedoria popular na busca do emagrecimento?
Tanie Oliveira – Na maioria das vezes, quando se dá uma dica é porque funcionou e deu certo. Por isso, as pessoas acreditam que poderá funcionar com elas também.
ID 126 – Você acha que existe receio na busca de um profissional para auxiliar no emagrecimento?
TO – Sim. Todo mundo acredita que sabe se alimentar corretamente. Não é à toa que há diversos ensinamentos leigos para a perda de peso. Além disso, ter um profissional envolvido significa ter cobranças de resultado, disciplina e força de vontade, e isso para muitos é um empecilho.
ID 126 – Sabemos que o mais indicado é que seja feita uma reeducação alimentar, no que ela consiste?
TO – É uma forma de aprendizado. Aprender a comer bem, de forma equilibrada em quantidades e combinações. Reeducar é mudar, melhorar, educar novamente, aprender. A dieta, por sua vez, significa restrição, originada na expressão diet.
ID 126 – E quais são os primeiros passos para fazer uma reeducação na alimentação?
TO – São as mudanças ou os incrementos. É preciso analisar cada paciente, pois cada um terá uma prioridade. Os passos são desde o aumento da ingestão de água, passando pela qualidade e tempo de mastigação, bem como regularização da quantidade de refeições por dia, dentre outros. A maior dificuldade nesse processo é o fato de muitos pacientes não estarem prontos para mudar e fazer as substituições; ou, simplesmente, por temerem que a nutricionista cortará o “bom da vida” por uma alimentação sem graça e sem sabor.
ID 126 – Há quem diga que para emagrecer basta comer pouco. O problema está na quantidade ou na qualidade dos alimentos?
TO – Nos dois. Não adianta achar que comer poucas vezes ao dia fará perder peso. O jejum prolongado favorece o acúmulo de gordura. O ideal é ingerir pequenas porções, várias vezes ao dia. Além disso, a qualidade do consumo também é um fator determinante, pois, muitas vezes, os alimentos possuem a mesma quantidade de calorias, mas qualidade nutricional diferenciada.
ID 126 – O exercício físico é conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento. Você considera essencial que o paciente pratique atividades físicas?
Carine Neri – Sim. A atividade física é essencial para a manutenção de uma boa saúde e é indicada para pessoas de todas as idades, desde que respeitadas suas limitações. Além de contribuir para a redução do percentual de gordura, os benefícios incluem melhora da capacidade circulatória e respiratória, fortalecimento dos músculos e ajuda na produção de hormônios que promovem o bem-estar.
ID 126 – Vocês são sócias da empresa Flexfood Consultoria Nutricional, que oferece um serviço de personal diet. Como funciona?
CN – É um serviço onde realizamos consultas em domicílio. Nossa avaliação corporal é diferenciada, feita através de uma balança de bioimpedância, que nos fornece a composição corporal do paciente, distinguindo o que é gordura, água e massa muscular. Além disso, entrevistamos o paciente, para conhecer os hábitos alimentares, as preferências e o estilo de vida, no intuito de criarmos um programa alimentar adequado.
ID 126 – Como profissionais e especialistas, quais dicas vocês dão para quem quer começar uma reeducação alimentar
CN – Procurar um nutricionista, estabelecer metas reais, mudar os hábitos alimentares e da rotina, acreditando que estes passos são importantes para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Leia mais
Os mitos e as verdades do emagrecimento na sabedoria popular
Reeducação alimentar em passos básicos