Tags:Brasil, Copa do Mundo, estrangeiros
Estrangeiros: pelo Brasil ou pela Copa?
- 14/05/2014Estrangeiros aproveitam admiração pelo país para curtir os jogos de perto
Alice Mazur e Thiago Andrill
A realização da Copa do Mundo de Futebol da Fifa no Brasil significa para muitos estrangeiros a oportunidade de conhecer o país onde o futebol é uma paixão nacional. O estudante Magdalena Behensky, de Salzburg, na Áustria, vai se deslocar de seus país até Salvador para acompanhar de perto os jogos da Alemanha e do Brasil.
“Não sei dizer se vou por causa da Copa ou por ela ser no Brasil. Acho que é a combinação perfeita. Amo esse país, tem a melhor energia do mundo. E, na Copa, vai ser incrível ver as pessoas torcendo”, diz Magdalena. Tamanha admiração pelo país tem explicação. A estudante já morou no Brasil quando fez intercâmbio no ensino médio. “Estou muito feliz e animada por retornar ao país, rever meus amigos, treinar um pouco o meu português e viver essa experiência durante a Copa do Mundo”, conta.
Pela primeira vez no Brasil, a estudante Manuela Schalk virá da Suíça com um grupo de amigos para assistir aos jogos. “São muitas emoções. De um lado, a Copa do Mundo, do outro, conhecer um pouco desse país com meus amigos. Vou realizar um sonho”, explica. Manuela sempre gostou de acompanhar futebol, especialmente o torneio alemão Bundesliga. “Acredito que o futebol não seja somente um esporte, é um momento mágico que você divide com milhares de pessoas. É uma cultura na qual estamos todos em comunhão, mexe com nosso emocional. Acho isso muito bonito”, esclarece.
A estudante está animada para ver a empolgação das torcidas e entrar em contato com a cultura brasileira. “São várias emoções dentro de um estádio, mas todas elas podem ser muito parecidas em qualquer lugar do mundo. Mesmo sendo grande fã de futebol, estou mais empolgada em poder ver uma cultura totalmente diferente da minha. A Copa, para mim, não vai ser apenas da arquibancada”, afirma Manuela.
Amigo de Manuela e integrante do grupo que vem a Salvador, o suíço Florian Toth não é familiarizado com o esporte e atribui sua vinda ao país à animação da torcida e ao interesse pelo Brasil. “‘Não sei nada de futebol, mas acho bonito estar em comunhão, em um grande grupo, torcendo. Nunca quis ir para uma partida da Copa, mas não pensei duas vezes ao comprar o ingresso para um jogo no Brasil, país que sempre desejei conhecer”, revela.
Leia mais