Tags:beatlemania, beatles, beatles social club, bsc, cia da pizza
Exercendo a Beatlemania
- 11/03/2013Beatles Social Club acumula quase nove anos reunindo fãs do grupo em um dos eventos regulares de maior sucesso da cidade
Clara Marques e Sara Regis
Desde maio de 2004, beatlemaníacos soteropolitanos de todas as idades têm um encontro marcado nas últimas terças-feiras de cada mês. A tradicional confraria de músicos e fãs da banda mais famosa de Liverpool – e, possivelmente, do mundo – acontece na Companhia da Pizza (Rio Vermelho), regada a massas, cerveja, bate-papo e muita música. Já estabelecido como um dos eventos regulares mais bem-sucedidos e consolidados no calendário cultural da cidade, o Beatles Social Club promove mensalmente, às 20h, um show com artistas locais em tributo aos Fab Four (ou Fabulous Four, como os quatro rapazes também são conhecidos). Cada edição conta com uma banda base que abre e encerra a noite e mais alguns grupos convidados, entre veteranos e iniciantes, que garantem o som da festa aberta ao público até depois da meia-noite.
O projeto surgiu inicialmente como um fã-clube dos Beatles, idealizado por dois aficionados pelo grupo: o proprietário da Companhia da Pizza, Antônio Portela, e o empresário Victor Monteiro. A ideia era criar um espaço para pessoas com interesses em comum se encontrarem para trocar experiências, curtir a música dos Beatles e fazer um programa diferente na noite baiana, em um dia da semana geralmente sem muitas opções culturais.
Sinta um pouco do clima da festa assistindo à videorreportagem abaixo:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yDhgVwEgh50&feature=youtu.be]
Ponto de encontro – Além de funcionar como um ponto de encontro tanto para fãs dos Beatles quanto para profissionais e consumidores do rock em geral, o BSC proporciona ainda a interação entre músicos, bandas, produtores, jornalistas e formadores de opinião em geral.
Quem acompanha o Beatles Social Club desde 2004 conhece muitas histórias interessantes entre seus frequentadores. Casais se conheceram no BSC, casaram e hoje já levam os seus filhos para o evento. Crianças que frequentaram as primeiras edições hoje já são praticamente adultas, montaram suas bandas e também tocam no evento. Existem ainda os grupos formados exclusivamente para uma apresentação no BSC, cujo ambiente informal também propicia o surgimento de novas bandas e de parcerias entre grupos para outros eventos.
Vitrine – O BSC já foi palco para artistas como Rebeca Matta,Maglore, Radiola, Danny Nascimento, Beatles In Senna, Cavern Beatles, Capitão Parafina & Os Haoles, Enio e a Maloca, Carla Visi, Júlio Caldas, integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), entre muitos outros nomes de destaque no cenário baiano e grupos iniciantes que aproveitam a oportunidade para mostrar o seu trabalho.
No evento, se apresentam bandas cover (aquelas que tocam músicas de outros artistas) dos Beatles, grupos que têm canções dos Fab Four em seu repertório e também aqueles que não costumavam tocar músicas do quarteto até então. Enquanto que geralmente a banda base se mantém mais fiel aos arranjos originais, muitos convidados preferem apresentar as suas versões. Algumas bandas autorais tocam também canções próprias.
Serviço:
Beatles Social Club
Cia. da Pizza (Rua Praça Brigadeiro Faria Rocha 266, Rio Vermelho – Salvador – Bahia)
Toda última terça-feira de cada mês, a partir das 20h
Acesso gratuito
Leia mais:
