Tags:religiosidade - moda - sagrado - fomosos
Famosos que impulsionaram o uso de acessórios religiosos
- 04/07/2012Elementos religiosos viraram hit da moda após a utilização por artistas como Madonna e Gilberto Gil
Tarsilla Soares e Vanessa Caldeira
Basta uma personalidade em evidência, seja da música, cinema ou TV, utilizar determinado adereço para que logo ele vire objeto de desejo – como aconteceu na década de 1980, quando a cantora pop internacional Madonna adotou o crucifixo para alfinetar a igreja.
Também na década de 80, aqui no Brasil, o cantor Gilberto Gil incorporou ao seu figurino o Filá, uma espécie de gorro utilizado no candomblé, que fez muito sucesso entre os homens.
Outro famoso que lançou moda utilizando um símbolo religioso – o terço – foi o jogador português Cristiano Ronaldo. Elemento presente em orações na Igreja Católica, o terço é usado por Ronaldo em uma versão adaptada, feito em prata e em tamanho de colar. O símbolo logo foi copiado por outros jogadores de futebol, servindo de inspiração para o núcleo futebolístico da novela Avenida Brasil. Nela, a maioria dos jogadores do time do Divino leva o acessório no pescoço, divulgando ainda mais a peça para a moda das ruas.
A última moda em acessórios nessa estação são as pulseiras de Shambala, símbolos da cultura budista. Adaptadas por joalherias famosas, chegou à televisão. Atualmente, é peça obrigatória no figurino da personagem Miriam, interpretada por Letícia Persiles na novela Amor Eterno Amor. Nas ruas, é comum vê-la em diferentes estilos e cores, com uma variedade de pedras.
Leia mais:
O estilo que vem da África
Significados de símbolos religiosos e místicos
A religiosidade está na moda




