Tags:Cabalgata de los reyes, Espanha, festa de reis, presentes, tradições gastronômicas
Tradição e fé reúnem centenas de pessoas na Festa de Reis espanhola
- 04/02/2013Desfile da Cabalgata de los Reyes acontece em grandes cidades espanholas e conta com presença de personagens ilustres em grandes carros alegóricos
Mayara Azevêdo e Tunísia Cores
A tradição da festa dos Reis não é só praticada no Brasil. Na Espanha, a celebração é marcada por muitos festejos em muitas cidades e tratada com seriedade pelos espanhóis. No país, a Cabalgata de los Reyes (Que em português significa Cavalgada dos Reis) chega a ter mais importância que o Natal, já que é nessa época que as crianças recebem presentes.
“É a mesma agitação todo o ano e o desfile mais grandioso acontece em Madrid”, conta o morador de Zaragoza, Nacho Saíz (24), que afirma que durante o festejo, a cidade fica cheia de visitantes que vêm para assistir as variadas alegorias do desfile. A festa é organizada pelas prefeituras das cidades, que se responsabilizam por toda a infraestrutura de organização das ruas, limpeza e segurança.
Geralmente, o primeiro carro do desfile é o do carvão, já que de acordo com a tradição, as crianças que não se comportam bem, ganham doces feitos com esse material. O evento é composto por diversos carros, alguns com pessoas fantasiadas e animais, outros patrocinados por empresas, e o mais importante que é o que carrega a estrela de Belém. O auge da festa é acontece com o aparecimento do carro dos Reis Magos, que geralmente trazem representantes ilustres. Em 2012, por exemplo, os três reis eram um conhecido empresário, um conde de Salvatierra e o irmão maior de uma confraria, cargo importante do clero.
Tradição – Assim como no Natal, em que os pais presenteiam seus filhos em nome do Papai Noel, na festa dos Reis, há uma tradição semelhante. “Na noite anterior da festa, eles deixavam leite, biscoitos e balas na minha porta e diziam para mim que tinha sido presente dos reis”, lembra Nacho Saíz, sobre os presentes que recebia de seus pais, tios e avós, durante sua infância.
Já na França, durante todo o mês de janeiro, o costume é vinculado a um hábito gastronômico: comer um tipo de torta doce e recheada, conhecida como Galette des Rois. Outros países da América, como o México, também comemoram a festa e possuem suas tradições. Ana Delia Corona Arana (23) conta que na sua casa é comum comer um tipo de torta chamada rosca, acompanhada da bebida chocolate quente, e que os desfiles são mais comuns no Distrito Federal do México, capital e em cidades do Sul, como Puebla.
Em dezembro de 2012, após uma investigação feita pelo Papa Bento XVI e publicada em seu último livro no mesmo ano, ele afirma que existe uma probabilidade dos Reis serem provenientes de Andalucia, no sul da Espanha, e não do Oriente, como conta a história. Além disso, o Papa também afirmou que não existia alguns animais no presépio, como vacas e burros. Essas contradições parecem não alterar as crenças e hábitos dos participantes da Cabalgata de los Reyes. “Continuamos colocando os animais do mesmo jeito. Desde que sou criança fazem da mesma forma. Acho bem difícil que depois de tantos anos alguma coisa mude”, contesta Nacho Saíz, que acompanha a tradição em família, desde sua infância.
- Carros alegóricos bem produzidos encantam a festa – Fonte: Ayto Camarena
- Carros distruibuem doces para crianças – Fonte: Willamette
- Desfile reúne grandes alegorias – Fonte: Lavoz Del Sur
- Centenas de pessoas vão às ruas para celebrar a ocasião – Foto: Oliver Duch
- Três reis magos espanhois – Fonte: Madrid Cultura
- Reis magos são sempre representados por personalidades ilustres – Fonte: Diarioya
- Alegorias são produzidas com ajuda da Prefeitura de cada cidade – Fonte: Laredo.es
- Cabalgata toma ruas espanholas Fonte: Radio Realejos
- Na Espanha, a roupa dos reis magos são bem mais elaboradas – Fonte: Grupo Reis Magos
Leia Mais
Festa de Reis fortalece fé católica e inspira tradição em Salvador
Insuficiência de apoio do governo ameaça sobrevivência dos Ternos de Reis
Por trás do estandarte: um olhar apurado sobre os ternos de reis da Bahia









