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Focado na Copa, comércio aquece vendas
- 26/05/2014O comércio do centro de Salvador já está a todo vapor, mas o resultado, até agora, não tem sido satisfatório para todos os comerciantes
Alex Oliveira, Émille Cerqueira e Susana Rebouças
A Copa do Mundo já movimenta o comércio de Salvador mais de um mês antes do evento. Muitas lojas estão preparadas para vender os acessórios que devem fazer sucesso durante os jogos, como apitos, vuvuzelas, cornetas, serpentinas e tudo mais que proporcione uma maior diversão aos torcedores. As lojas de eletrodomésticos também começam a lançar as promoções de televisores, que se tornam um grande atrativo para os consumidores.
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A Avenida Sete de Setembro, uma das principais e mais tradicionais vias da capital baiana, ganhou as cores da seleção brasileira. Alguns funcionários usam camisas padronizadas com as cores verde e amarela e as tabelas de preço recebem o mesmo colorido. As promoções também já estão começando.
Aumento nas vendas – O lucro já começa a subir em algumas lojas, principalmente nas de eletrodomésticos. “Desde o final do mês passado já estamos vendendo mais televisões do que o normal”, afirma o gerente Eduardo, da Insinuante localizada em frente à Praça da Piedade. Os vendedores da Ricardo Eletro, também na Avenida Sete, também relatam um crescimento nas vendas, mesmo que pouco. “Já aumentou pelo menos 10%, mas como a loja está querendo fazer algumas promoções, creio que aumente ainda mais”, diz o vendedor conhecido como Guedes.
Na rua Direita da Piedade, também no centro da cidade, as vendas na loja Sandálias e Cia foram bem lucrativas. Segundo o funcionário Nascimento Alves, as sandálias com as cores e estampas das seleções venderam muito, e não foi apenas a da seleção brasileira. “Nós tivemos uma boa venda com as sandálias Havaianas do Brasil, a amarela principalmente vendeu mais do que a azul. Outros países venderam bem também, como a do Uruguai, da França, da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda, que foi uma das que vendeu bem”, conta Nascimento.
No bar Rei do Hamburger, também na Piedade, o movimento já começou a crescer. Para o balconista Fernando, a tendência é só melhorar já que o bar vai exibir todos os jogos da Copa. E, segundo ele, o movimento começou a aumentar como nos outros anos de Copa. “Perto de Junho já começa a aumentar. Quando é dia de jogo, por exemplo, o movimento é ainda maior durante o jogo”, conta.
Problemas nas vendas – Algumas lojas relatam dificuldades. “Preparamos a loja toda comprando mais materiais para a Copa, mas até agora as vendas estão bem fracas. Dependendo de como fique daqui para o final do mês, pode até ter alguma promoção. Mas só se não vendermos muito mesmo”, lamenta Ivana, caixa da loja Variedade.com. As vendas na Lojas Guaibim também não andam muito bem. “Mas o maior problema é que não há nenhuma pretensão de se fazer promoção, e aí as outras lojas cobrem a oferta”, explica o vendedor Carlos.
No Campo Grande, a loja de estamparia Stamp Tudo tem uma procura pelos objetos nas cores da seleção, mas segundo Renato Barradas, nada perto dos lucros da Copa passada. “Comparado à outra Copa nós estamos com 30% de vendas, enquanto na outra nós tínhamos 110%. Parece que as pessoas não estão com muita expectativa. A gente espera que quando chegue mais perto dê aquela febre e todo mundo queira estar de verde e amarelo”, conta.
Já em uma de suas concorrentes, a estamparia Versão Brasileira, a procura por estampas em vários objetos cresceu. Este aumento aconteceu principalmente nos pedidos para festas de aniversário, segundo o funcionário Israel Lima, “agora está assim, tudo quanto é aniversário está tendo como tema a Copa do Mundo”.
O bar Colon, também no Campo Grande, até agora continua com o mesmo movimento de sempre, ainda assim, vão exibir os jogos durante a Copa, especialmente do Brasil e da Espanha. “Nós somos descendentes de espanhóis. Mas se pedirem para assistir aos outros jogos aqui, passaremos, fica a critério e a gosto do cliente”, explica Marcelo Blanco. Na Copa das Confederações o movimento do bar cresceu bastante.
No bar, restaurante e pousada Estrela do Horizonte, no Politeama, a movimentação continua normal, sem aumento, mas eles vão exibir todos os jogos. Dona Maria Herenita Nascimento, gerente, espera que até o fim do mês o movimento aumente. Segundo ela, na Copa anterior muita gente foi assistir aos jogos, e não só os do Brasil.
Durante o evento, as lojas pretendem fechar somente no horário do jogo e voltar pelo menos 1 hora depois do fim da partida. “A depender da movimentação aqui na Avenida Sete nós nem vamos abrir novamente”, alerta Ivana. A perspectiva de todos os comerciantes é que daqui para a Copa as vendas melhorem muito mais.