Tags:carnaval, carnaval da copa, Copa do Mundo, feriado, festa, São João
Folgas da Copa
- 19/05/2014Na terra da alegria, soteropolitanos estão insatisfeitos com possíveis feriados e festas
Carolina Arosa e Layla Neiva
A Copa do Mundo pode ser sinônimo de alegria e diversão para muitos soteropolitanos, mas nem todos estão felizes com as prováveis mudanças que irão ocorrer no calendário. O Carnaval da Copa já tem data confirmada e muito ainda se especula sobre a utilidade dos dias em que a Arena Fonte Nova será palco de partidas de futebol. Com tantos eventos confirmados, fica a dúvida: será que Salvador vai parar?
Mesmo sem informações oficiais sobre os possíveis feriados no período, escolas e faculdades começaram este ano letivo mais cedo para entrarem em recesso enquanto as seleções disputam o torneio. Nas instituições onde não haverá recesso, os alunos estão preocupados, como é o caso da aluna de uma faculdade da região metropolitana de Salvador Maria Cristina de Sousa, que tem prova marcada num dia de jogo na capital. “A gente acha que essa prova será cancelada. Eu estudo a noite e vai ser inviável chegar à Faculdade nesse dia. Enquanto isso, a gente fica sem previsão de nada e com medo de não conseguir atingir a nota para passar de semestre”, reclama a estudante.
Carnaval da Copa – No inicio do mês de março, o prefeito de Salvador ACM Neto garantiu que nos dias 14 e 15 de junho a capital baiana sediará um carnaval fora de época. O Carnaval da Copa ainda não tem local definido, podendo ocorrer em Jaguaribe ou no Comércio, mas já promete trazer de 13 a 15 trios elétricos para animar os torcedores foliões. Apesar de toda folia montada para apresentar aos turistas o carnaval da cidade, muitos soteropolitanos preferem fugir do agito que vai estar na capital. Fabiana Sousa, moradora do bairro Nazaré, deseja evitar qualquer atividade que lembre a Copa do Mundo. “Eu não gosto de Copa e gostaria de me programar para viajar, mas ainda não liberaram os dias de feriado, então é bem capaz de eu ter que ficar em casa para não conviver com a bagunça generalizada que vai ficar a cidade”, comenta.
Mesmo com gente querendo fugir, ainda há aqueles que precisam estar na cidade para continuar trabalhando, como é o caso de alguns comerciantes da região da Fonte Nova, que estão apreensivos em relação aos possíveis feriados. “Se tiver feriado mesmo, isso pode até significar prejuízo no final do mês, minha loja é de roupa, não tenho como segurar o movimento em dias de jogos aqui na Arena. Além disso, tenho medo, não temos segurança”, reclama João Almeida.
São João da Copa – Ainda em clima de festa e folga, o São João da Bahia será mais um atrativo para turistas. Segundo a prefeitura de Salvador, a Copa do Mundo não afetará em nada as tradicionais comemorações na capital. Aliás, as festas juninas serão um motivo a mais para os turistas que estiverem em Salvador permanecerem e conhecerem a festa de São João. Um dos pontos já tradicionais do festejo é o Pelourinho, que também terá uma programação especial para a Copa. Além disso, Salvador sediará diversas festas fechadas, tipicamente juninas, enfeitadas de verde e amarelo.
Mas curtir o São João com espirito de Copa não agrada muito alguns moradores da capital. O administrador Luiz Felipe garante que festa de São João é para ser curtida no interior. “Esta cidade estará uma loucura. Na Copa das Confederações, 80% dos torcedores eram turistas. Se na Copa for igual, vai ser um problema para mim. Muita gente e muita confusão. Prefiro fugir para o interior”, garante Luiz. “Salvador não tem estrutura para receber tanta gente, imagina só como será envolver Copa, São João e carnaval, tudo no mesmo período. Será o caos”, finaliza.
Leia mais