Tags:campeonato, cbfdv, Futebol, futebol virtual, videogame
Futebol virtual já tem mais de 10 mil jogadores no Brasil
- 13/12/2013Gustavo Costa e Leo Moreira
[continuação]
[continuação]
Para se preparar pra essas competições, os principais jogadores chegam a treinar mais de 12 horas por dia. Embora ainda não seja possível viver apenas do futebol virtual no Brasil, alguns dos melhores jogadores conseguem ganhar mais dinheiro com o videogame do que com a própria profissão em períodos de bons resultados. É o caso do pernambucano Allisson Rafael – atual 3º colocado no ranking da CBFDV-, que já disputou dois mundiais. O pernambucano conta com patrocinadores que pagam sua passagem e inscrição em troca de um percentual da eventual premiação alcançada. Contudo, as premiações variam bastante, não permitindo que ele tenha dedicação exclusiva ao futebol virtual. Em 2012, por exemplo, ele ganhou 10 mil reais ao vencer a Copa do Brasil. Esse ano conquistou o bicampeonato e ganhou uma TV de 42 polegadas. Além disso, garantiu a vaga para o Mundial de Dubai, no qual alcançou o vice-campeonato, ganhando o prêmio de 5 mil euros.
Allison Rafael conta sobre a segunda colocação no Mundial de Dubai (2013) a Matheus Ribeiro, colunista de games do Portal Terceiro Tempo. Veja aqui.
Para a promoção do campeonato nacional, a Confederação Brasileira conta com o apoio da japonesa Konami, desenvolvedora do game ‘Pro Evolution Soccer’. Não é à toa que a empresa vem auxiliando campeonatos no Brasil: o PES tem alcançado bons índices de vendas, sendo o preferido não apenas entre aqueles que disputam campeonatos. A versão 2013 do game alcançou a marca de 1,7 milhão de cópias originais vendidas no Brasil. Já a mais atual chegou a vender 60% a mais que seu principal concorrente, o FIFA 2014, segundo números da própria Konami.
Embora ainda muito longe das cifras milionárias dos craques dos gramados, esse mercado já alcança números surpreendentes. Segundo a consultoria GFK, o mercado de games no Brasil cresceu mais de 25% entre 2012 e 2013 e já fatura mais que Reino Unido, Alemanha e Espanha, sendo que os jogos de futebol – ‘FIFA’ e ‘Pro Evolution Soccer’ – são os mais vendidos. O futebol virtual promete crescer ainda mais com a Copa do Mundo no Brasil, assim como vem crescendo o número de jogadores amadores com o incremento das vendas dos games.