Tags:Copa 2014, preservação, projetos sociais, salvador, voluntários
Imagina na Copa?
- 06/03/2013Projeto social promove o intercâmbio de novas ideias visando melhorias nas cidades-sede do Mundial de 2014
Quantas vezes já nos deparamos com a frase “Se está assim agora, imagina na Copa?” para nos referirmos aos problemas encontrados em nossas cidades, ainda despreparadas, para receber pessoas de todo o mundo nesse grande evento? Expressões como essa incentivaram movimentos como o Imagina na Copa: uma força tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014.
Essa iniciativa tem como foco divulgar e promover atividades sociais que sejam para o benefício das comunidades e que possam impactar positivamente durante os jogos da copa. A ideia é que esses projetos permaneçam após o evento e, que os jovens, foco do projeto, possam incentivar as próximas gerações para uma melhor gestão das nossas cidades, contribuindo para um país melhor.
Dentre seus maiores fomentos está a criação de 12 oficinas, uma em cada cidade sede, para grupos de 20 a 25 pessoas, por onde a equipe do projeto passará. Eles contam com a parceria de empresas como a agência Apiária, o jornal Folha de S. Paulo e a plataforma de envio de e-mail marketing Allin Mail.
As datas das oficinas ainda não foram divulgadas, mas se você está em Salvador, pode mandar a sua ação para o Imagina na Copa e elas podem ser divulgadas no site. Todas elas, independente da sua cidade, podem ser aplicadas. No site, na página de cada ação, é possível encontrar um passo a passo, dessa forma, as idéias surgidas ali, podem ser aplicadas em qualquer lugar.
O projeto tem como base de divulgação, apenas as redes sociais. Os vídeos, facilmente compartilhados nessas mídias, foram os principais responsáveis pela difusão do movimento. A página do projeto no Facebook funciona como principal porta de acesso e divulgação das ações produzidas por diversos jovens espalhados pelo Brasil e já conta com mais de 10 mil seguidores.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XZfvxZ30pJ4&list=SPAkq5LRgO9GWg3KMu5BQR2k5JRvZZu5eE&index=11]
Praia da Estação – Dentre as mais recentes ações divulgadas está a “Praia da Estação”. O movimento surgiu espontaneamente na Praça da Estação em Belo Horizonte, após um decreto municipal de proibição de eventos no local. Os “banhistas” foram convidados por um blog através de e-mail, para uma intervenção urbana, política e performática de transformar a praça em praia. A partir daí, os “banhistas” passaram a frequentar o local aos sábados, reunindo cerca de 20, 30 até 500 pessoas por encontro.
A Praia da Estação promove uma integração livre, com pessoas de diversas idades, que aproveitam o espaço para protestar e divulgar seus trabalhos e expressões artísticas que animam as pessoas que se refrescam nas fontes da praça e nos jatos de água de carros pipa, contratados com dinheiro de “vaquinhas”.
Ações como essas que promovem a integração, ordenamento e aproveitamento dos espaços públicos, é o foco dos jovens que interagem com o programa. A expectativa é que, até a copa, ações como esta da Praia da Estação já passem a fazer parte do cotidiano da população e que novas outras surjam de maneira espontânea e criativa e que possam impressionar na copa 2014.
Leia mais:
“São Salvador, pedaço de terra que é meu”
Coletivos solidários realizam melhorias em praças e canteiros
Cleanup Verão promove limpeza e conservação de praias em Salvador


