Tags:cruzeiros marítimos, economia, porto de Salvador, portos brasileiros, turismo
Impacto dos cruzeiros marítimos na economia brasileira
- 04/02/2013Cidades portuárias têm economias aquecidas por turismo marítimo, que segue rumo à consolidação para o setor turístico no Brasil.
Yuri Girardi
O turismo marítimo vem se consolidando como importante segmento para o setor turístico no Brasil, e tem aquecido a economia das cidades portuárias. A cada parada, as empresas dos cruzeiros gastam no país com mantimentos e armadores. Além disso, cada cidade em que esses navios atracam, arrecadam cerca de R$ 520 milhões, segundo dados da pesquisa mais recente realizada pela Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, referentes aos anos de 2010 e 2011.
O comércio varejista ainda é o maior beneficiado com esse tipo de turismo, seguido dos ramos alimentos e de bebidas. Dentre os gastos, os passageiros nacionais foram responsáveis pelo maior percentual de arrecadação: 71,3% do consumo. Esse dado reforça a importância das reformas dos portos no país, que mantém como foco o turismo interno.
Esse segmento também é responsável pela geração de postos de trabalho, tanto nos navios, quanto na cadeia portuária. Durante as temporadas também avaliadas pela pesquisa, 20.638 postos de trabalho foram gerados no cenário brasileiro, um patamar que pode ser ampliado com as reformas dos portos nas sedes da Copa do Mundo de 2014.
Ainda de acordo com a pesquisa, 89,1% dos passageiros têm intenção de retornar aos destinos visitados. Eles afirmam ter uma imagem modificada após as visitas. Vale ressaltar, que 15% dos entrevistados estenderam seu tempo de estadia nas cidades preferidas, ficando em hotéis ou na casa de familiares.
Dentre as cidades mais procuradas para embarque e desembarque estão Rio de Janeiro e Santos, que são os mais importantes portos brasileiros. Os estados que mais possuem turistas desse segmento, são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
O porto de Salvador é terceiro maior em recepção de turistas, arrecadando em média R$ 43,9 milhões por temporada. Apesar dos ganhos, o porto ainda não tem a estrutura necessária para a partida de cruzeiros na cidade, sendo apenas local de passagem de transatlânticos. Com a reforma em andamento e previsão de conclusão para maio de 2013, o Porto de Salvador oferecerá uma estrutura modernizada e requalificada para recepção de turistas.
Leia mais
Bom para o turista, melhor para o baiano
Projetos vão trazer melhorias para a Baía de Todos os Santos