Tags:gestão, popular, prefeitura, rádio
Kertész: de ex-prefeito e radialista a megaempresário na imprensa baiana
- 06/06/2011A trajetória política e jornalística de um dos maiores empresários da imprensa soteropolitana
Por Bruna Rocha e Josiane Guimarães
Outra figura muito conhecida é o radialista Mário Kertész. Ex-prefeito da cidade de Salvador, por duas vezes, de 1979 a 1981 e de 1985 a 1989, Kertész começou sua carreira de radialista com um programa no qual divulgava os projetos e obras da sua gestão na prefeitura.
Depois que deixou a prefeitura, Kertész passou a investir no setor de comunicações. Adquiriu três emissoras de rádio, a Cidade FM (hoje Metrópole FM), a Itaparica FM e a Clube AM. Sua escalada na televisão se deu em 1997, como apresentador do telejornal “Bom Dia Bahia”, na TV Aratu, transmitido simultaneamente na rádio de sua propriedade, a Cidade FM.
Kertész deixou marcas também, na imprensa baiana, quando assumiu, em 1990, a direção do Jornal da Bahia. Na ocasião, o radialista foi nomeado por Antonio Carlos Magalhães que, em seguida, foi eleito governador do estado.
Com a entrada de Kertész, o Jornal da Bahia, sofreu algumas mudanças significativas, passando a ter apenas oito páginas e um conteúdo voltado para o público popular, inspirado no então jornal paulista Notícias Populares.
Em 1999, Kertész, passou a comandar junto com Raimundo Varela, o jornal popular, “Jogo Aberto”, na TV Bandeirantes. Em 2001, criou a Rádio Metrópole AM, em substituição à Clube AM.
Atualmente, Kertész mantém na grade da Rádio Metrópole os programas semanais: “Jornal da Cidade”, das 18h às 20h, “Bom Dia com Mário Kertész”, das 7h às 8h e o “Jornal da Bahia no Ar”, das 8h às 10h. Além disso, em 2008, fundou o “Jornal da Metrópole”, periódico semanal, de 20 páginas coloridas, com tiragem de 80.000 exemplares, distribuído gratuitamente, em vários pontos da cidade, às sextas-feiras. Kertész ainda mantém um blog pessoal e um canal de TV na internet, a TV Metrópole, hospedado no site da Rádio Metrópole.
Continue lendo:
Programas populares ganham espaço na grade do telejornalismo baiano
QVP e Na Mira comandam grade jornalística da TV Aratu
“Se Liga Bocão” confere popularidade ao seu âncora
Jornalismo popular ganha espaço no meio impresso baiano
Veja como a mídia e a política podem ser aliadas na construção da popularidade