Tags:Copa do Mundo, estacionamento, mobilidade, ruas fechadas, táxi
Linhas especiais de ônibus e bloqueio de ruas
- 19/05/2014Mudanças visam melhoria no fluxo dos torcedores e dificultam a vida dos moradores da região da Arena Fonte Nova
Carolina Arosa e Layla Neiva
Moradores das imediações da Arena Fonte Nova serão os mais atingidos no que diz respeito à mobilidade. A Rua Professora Anfrísia Santiago está bloqueada desde 21 de maio e só reabrirá em 11 de julho. Durante os jogos, o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva, em frente ao estádio, será fechada e não passará nenhum veículo que não seja da produção do evento ou da imprensa credenciada. Antes dos jogos, as ruas do entorno da Arena só estarão liberadas para carros devidamente adesivados, pertencentes aos moradores da região que se credenciaram no site da Transalvador, como informou a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), responsável pela comunicação da prefeitura de Salvador.
O bloqueio do acesso a essas ruas prejudica, ainda mais, os moradores da região da Fonte Nova que utilizam transporte público. Ônibus não circularão de forma habitual e terão foco nos torcedores que irão ao estádio. Os pontos de ônibus serão limitadas às regiões de Nazaré, Vasco da Gama e Bonocô.
Segundo Fernando Silva, morador do Tororó e que depende de transporte público, durante os jogos sediados na cidade será muito complicado sair de casa. “Eu não tenho carro, e sei que vou ter que andar muito mais para chegar em casa com o bloqueio das ruas, principalmente se não tiver feriado. Será um transtorno, isso vai interferir no comércio, nas minhas aulas, em tudo”, reclama.
Leia mais
Frota especial – A Transalvador divulgou o plano de mobilidade para a cidade no período da Copa, na busca de facilitar a movimentação daqueles que vão torcer nos jogos. Segundo a Superintendência, 10 linhas especiais, com 138 veículos, entre ônibus e vans, darão suporte aos torcedores durante o mundial. O Aeroporto de Internacional de Salvador será ponto de partida de duas dessas linhas. Uma delas segue pela orla, em direção a bairros com grande concentração de hotéis, como Stella Maris, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Ondina e Barra. A outra levará os torcedores à Arena Fonte Nova nos dias de jogos. Para os torcedores com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção, haverá duas vans com saída do Shopping Barra. Do Salvador Norte Shopping sairão outras linhas de ônibus em apoio às rotas do aeroporto.
Andréia Santana, moradora da região onde está situada a Arena Fonte Nova, não vê muitos benefícios com a criação das linhas de ônibus no período da Copa. “As linhas especiais de ônibus só darão suporte para os torcedores e no acesso deles ao estádio. Nós, moradores da região, sempre sofremos com a confusão que fica quando tem jogo no estádio. Imagina com a Copa”, critica a moradora.
Táxis – Para evitar o tráfego intenso, o plano de mobilidade busca incentivar o uso de táxis. Os taxistas, condutores auxiliares e Agentes de Transporte contam com um plano operacional, lançado em março deste ano. Esse plano teve cursos ministrados em parceria com o Sest/Senac/Sebrae, visando à melhoria no atendimento ao público. A intenção era reforçar para os profissionais do transporte urbano temas como a qualidade no atendimento ao turista, capacitação em idiomas instrumental e patrimônio natural e histórico-cultural. No total, serão cinco pontos de táxi nas imediações do estádio: Vale de Nazaré, Bonocô, Avenida Vasco da Gama, Ladeira dos Galés e Rua da Independência. Para o desembarque de passageiros, os pontos próximos estarão localizados no Portão da Piedade, na Bonocô, no Vale de Nazaré, na Avenida Vasco da Gama e na Ladeira dos Galés.
Uso do arro – Para os torcedores que preferirem ir de carro, uma das saídas será estacionar nos shopping da cidade. Haverá pontos de encontros oficiais, com coletivos disponíveis nos shoppings Iguatemi, Salvador, Bela Vista e Barra, e cada um terá uma quantidade de vagas para os torcedores, totalizando 2.510. Além desses estacionamentos, os torcedores contarão com estacionamento rotativo à disposição. Serão 940 vagas no total, distribuídas no Centro Médico Iguatemi, Loja Tok Stock, Rua Mouraria, Rua da Mangueira, Rua Portugal, Av. Estados Unidos, Av. Sete de Setembro e Praça Almeida Couto. A Transalvador aconselha os torcedores a saírem de casa com antecedência e disponibiliza caminhos alternativos em seu site.