Tags:animação, Bahia, cultura, filmes, mercado
Mercado em alta faz animadores ficarem na Bahia
- 23/12/2013O desenvolvimento de séries de animação como projetos culturais, os primeiros contatos com canais de TV para exibição e a demanda de serviços do campo da publicidade, aos poucos, está fazendo o setor crescer
Rafael Raña
A Bahia não é uma tradicional produtora de animações, mas o mercado no setor tem se desenvolvido no estado nos últimos anos. Embora não haja dados consolidados que permitam quantificar essa expansão, a “boa fase” relatada por profissionais do campo tem se refletido na opção de alguns deles por permanecer atuando no mercado baiano – mesmo ainda tendo que enfrentar dificuldades que vão da falta de qualificação à escassez de financiamento.
Chico Liberato, da Liberato Produções, já fazia animações desde a década de 70, mesmo com dificuldades para conseguir qualquer tipo de financiamento. Animações como “Ritos de Passagem” (2012), que tematizam a cultura brasileira ou a vida do sertanejo, foram pioneiras no cenário baiano. Em atividade até hoje, a Liberato Produções produz a série de animação Turma do Xaxado, baseada na história em quadrinhos de Antônio Cedraz, que será exibida pela TVE.
[slideshow_deploy id=’15308′]
Para Candida Liberato, filha do animador e gestora da Produtora, apesar da proximidade com os canais de televisão facilitar o escoamento das animações no eixo Rio-São Paulo, existe uma tendência a descentralizar a distribuição de recursos, o que tem permitido que projetos possam ser realizados na Bahia. Ela também diz que o estado já possui equipes capazes de realizar projetos em animação.
A Liberato não é um caso isolado. Amadeu Alban, da produtora de conteúdo Movioca, conta que atualmente está desenvolvendo o longa-metragem de animação “Miúda e o Guarda-Chuva”, cujo projeto foi vencedor de um edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA).
“Miúda”, diz Alban, foi desenvolvido inicialmente como o piloto de uma série para TV. O piloto foi tão bem recebido pela crítica, que acabou selecionado para participar do Festival Internacional du Film D’Animation de Annecy, o maior festival francês de cinema e animação. Após a boa acolhida, a equipe de produção decidiu que seria interessante fazer um longa-metragem antes de realizar a série.
[Confira o piloto de “Miúda e o Guarda-Chuva”]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=47khHtodWF4]
Leia mais:
Canadá é principal escolha de quem prefere tentar a sorte fora