Tags:Bahia, Fundação Dom Avelar Brandão, Música Clássica, Ouvintes, Programação, Rádio Vida FM, salvador, Trânsito
Música clássica na FM
- 21/11/2011Os soteropolitanos ganharam uma nova forma de acesso à música clássica através do rádio
Por Camila Queiroz e Paula Amor
Há pouco mais de um ano, alguns soteropolitanos surpreenderam-se quando começaram a ouvir sinfonias ao sintonizarem suas rádios. Com uma programação voltada especialmente para a música clássica desde junho de 2010, a rádio Vida FM (106.1) se apresenta como mais um canal de acesso dos soteropolitanos ao universo clássico. A rádio faz parte da Fundação Dom Avelar Brandão, instituição da Arquidiocese de Salvador.
José Trindade, um dos integrantes do conselho de programação da rádio, conta que a ideia de investir em uma programação voltada para o gênero clássico surgiu a partir de pesquisas sobre os benefícios que a música clássica traz aos indivíduos. Estes benefícios estão relacionados à concentração dos jovens durante o estudo e à capacidade de relaxamento, sobretudo no trânsito. Com os constantes congestionamentos em Salvador, Trindade identificou na musica clássica uma alternativa para aliviar o estresse no trânsito.
O público da rádio Vida FM é variado. “Pensávamos que ia ser um publico muito seleto, de classes A e B, só de cabeças brancas e prateadas, mas vimos que não é nada disso. Nós temos muitos ouvintes jovens e das classes C e D”, confessa Trindade.
O estudante de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wagner Carvalho, 22, de vez em quando sintoniza a rádio no trânsito para desestressar e também já ouviu música clássica para se concentrar nos estudos. “Toda vez que está engarrafado eu coloco. Não sei o motivo, mas a música clássica me acalma”, afirma o estudante.
A rádio é financiada através de doações simbólicas de pessoas do clube Excelsior Vida. “São pessoas que acreditam no projeto de evangelização da Igreja pelos meios de comunicação”, diz Trindade.
A programação
A escolha das músicas transmitidas na rádio é feito por um conselho de programação. Além de José Trindade, este conselho é formado por dom Murilo Krieger, dom Gregório Paixão, padre Aderbal Galvão, Sylvio Mattoso, Rosendo Ferreira Neto e Ricardo Castro, maestro e dirigente do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), instituição que possui uma forte parceria com a rádio Vida FM.
Importância
No cenário atual da música clássica, a rádio Vida é mais uma possibilidade de ouvir música clássica em Salvador, principalmente para os apreciadores deste gênero. “A radio jamais será líder de audiência, e a nossa pretensão jamais será essa. A nossa pretensão é colocar essa programação à disposição”, diz Trindade.
O diretor da Escola de Música da UFBA, Heinz Schwebel, acredita que a rádio Vida, junto com o Neojibá, contribui para a popularização da música clássica. “Isso é uma maravilha, porque antes quem queria ouvir na sua radio música clássica não podia. O espaço do rádio não era democrático. Você liga o rádio e está tocando música americana, pop ou axé, eventualmente MPB. Agora há uma opção para música clássica, democratizou-se o espaço, então quem quer ouvir pode ouvir”, comemora Schwebel.
Continue lendo
Música clássica conquista interesse dos soteropolitanos
Orquestras movimentam cenário da música clássica em Salvador
Assista: Jovens musicistas contam suas experiências
Linha do tempo: Momentos clássicos
“Temos que conquistar a pessoa para ir ao concerto”, diz Heinz Schwebel