Tags:Feminilidade, Fertilidade, Inimiga, Menstruação, mulher
Nem sempre é uma inimiga
- 12/12/2011Algumas mulheres já se acostumaram com a menstruação e consideram que ela faz parte da sua feminilidade
Por Camila Queiroz e Paula Amor
A menstruação ainda pode ser considerada um símbolo de feminilidade e fertilidade para certas mulheres. O sangramento mensal é tido como uma experiência que faz parte do ser mulher, do funcionamento natural do corpo. Esta percepção está diminuindo mais ainda persiste.
Segundo Ligia Gabrielli, doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, existem estudos nos quais mulheres que não menstruam todo mês afirmam sentir a sua feminilidade afetada. “A feminilidade é uma coisa que paira acima da menstruação, até acima do corpo, mas muitas mulheres se sentem menos femininas porque não menstruam”, diz.
O ginecologista obstetra Hilton Pina afirma que ainda existe essa relação, mas que já existiu mais e relata: “Há muitos anos quando a gente indicava a retirada de um útero, quando a mulher tinha um mioma, elas pediam para deixar um pedaço do útero porque queriam menstruar. Quando era aluno da faculdade via muito isso. Mas um percentual significativo das mulheres vê na menstruação uma forma de se revelarem femininas”.
Este aspecto psicológico ainda atua em algumas mulheres, que se sentem mais tranquilas ao menstruar todo mês. “Embora eu entenda que não faz mal à mulher não menstruar, eu acho que isso mexeria um pouco com minha cabeça, ficar meses sem menstruar. Eu acho que eu me sinto mais mulher”, afirma a advogada Cristal Bittencourt.
Leia:
A menstruação pode ser uma escolha
Menstruar é preciso?
Uso contínuo do anticoncepcional gera incertezas entre as mulheres