O diferencial do trabalho do luthier
- 11/09/2013Entenda um pouco sobre o processo de construção de um violão feito sob encomenda
Tácio Santos
A construção parte de uma peça de madeira, preferencialmente nobre, escolhida para atender às necessidades específicas do cliente. Detalhes como a cor e o modelo são definidos em comunhão com o luthier. O resultado final é um instrumento muito superior a de um produzido em massa, tanto na construção quanto na sonoridade. Essa construção mais sofisticada exige um tempo de produção maior: uma guitarra, baixo ou violão pode demorar até cinco meses para ficar pronto.
O processo de construção em nove etapas – O primeiro e mais importante passo na criação do instrumento é a seleção de madeira. Essa escolha irá afetar diretamente a qualidade do som do violão.
• 1 A madeira para o topo da guitarra é cortado de madeira através de um processo chamado bookmatching. As duas folhas são combinados e coladas.
• 2 O passo seguinte é cortar a parte superior na famosa forma de violão, mantendo o pedaço maior de madeira até o último corte. A boca é serrada, com ranhuras entalhadas em torno dela para os círculos concêntricos que servem como inlays decorativos em sua superfície.
• 3 Cintas de madeira são coladas nas laterais por baixo da peça. Este processo serve para dois propósitos: preparar a madeira para a tensão exercida pelas cordas e controlar a forma como o tampo vibra.
•4 Aparte traseira, embora não tão importante para a acústica do instrumento quanto o topo, ainda é fundamental para o resultado final por ser um refletor de vibrações sonoras. Apoiada em tiras de madeira paralelas da esquerda para a direita, ela é cortada e colada semelhante ao tampo, utilizando a mesma técnica.
• 5 Construção das laterais consiste em cortar e lixar as tiras de madeira para o comprimento adequado e espessura e, em seguida, a madeira passa pelo amolecimento em água. As tiras são então colocadas em moldes que formam as curvas da violão e todo o conjunto é fixado por um tempo para assegurar a simetria entre os dois lados .
• 6 O braço é feito a partir de uma peça de madeira mais dura, geralmente mogno ou jacarandá, esculpida com as especificações exatas. Um tensor de reforço é inserido através do comprimento do braço que, depois de ser lixado, é colocado no lugar. Usando medições muito precisas, o espaço das casas é marcado na escala e os trastes de aço são colados .
• 7 Após o polimento, o cavalete é colado logo abaixo da boca do violão: é o lugar onde as cordas realmente serão fixadas. A colagem precisa ser feita com cuidado e atenção porque tem importância definitiva na transferência de vibração da corda para o tampo do instrumento.
• 8 As tarrachas são instaladas próximas à cabeça da violão . Esta é uma das partes mais delicadas do instrumento e é geralmente montada na parte de trás da cabeça. Os pinos e as engrenagens que transformam estão alojados em invólucros metálicos ou de plástico.
• 9 Finalmente, as cordas são colocadas e o violão é mais uma vez inspecionado antes de ser entregue ao cliente. Todo o processo de fabricação pode levar entre três semanas e dois meses, dependendo da quantidade de trabalho, detalhe decorativo e capricho no acabamento do instrumento.
Leia mais
Walter Smetak – O Luthier do novo mundo, reportagem de Raisa Andrade e Thamires Tavares para o ID 126 – edição do semestre 2012.2

