Tags:Automação residencial, casas inteligentes, tecnologia
O que automatizo? Dicas sobre como deixar sua casa inteligente
- 11/03/2013Controle de áudio e vídeo, sensores de iluminação, acesso online, persianas e trilhos motorizados, fechaduras digitais e agendamento de tarefas. Tudo é possível com a automação residencial
Giltemberg Brito e Rafael Barreto
Como, em tese, qualquer aparelho que utilize energia elétrica para funcionar pode ser automatizado, o ID 126 listou as principais – e mais comuns – formas de tornar a sua casa mais inteligente. Confira!
Fechaduras digitais: Esse é o nome dado ao sistema de controle de acesso através de biometria, senhas ou cartões magnéticos. Através do leitor de impressão digital, por exemplo, você entra em casa e programa quem são as pessoas que podem ter acesso a sua residência, o que facilita na segurança do local. Se quiser, também é possível criar cenas a partir da biometria, ligando aparelhos a partir do momento em que você abre a porta.
Agendamento de tarefas: Com essa ferramenta você pode agendar horários para ligar e desligar a TV, o ar-condicionado e até as luzes da sala, tudo isso com um clique no seu dispositivo móvel. É só você configurar o sistema para estas ocasiões e relaxar: tudo vai acontecer como previsto.
Acesso online: Se não fosse a internet, nada disso aconteceria. Através de câmeras de vídeos com acesso remoto, você pode vigiar sua casa 24 horas por dia e ainda desligar a luz que você esqueceu acesa antes de viajar, supervisionar o sistema de irrigação do jardim e até mesmo vigiar quem mora com você. Com o “acesso online” é possível descobrir em que cômodo e horário uma pessoa esteve. Pelo mesmo painel, você pode ainda acionar o alarme de segurança ou acender as luzes assim que notar algo suspeito.
Controle de áudio e vídeo: Para ligar seu sistema de televisão, você tem que manusear mais de um controle-remoto? Com automação, os controles do DVD, TV por assinatura, home teather, televisão, ar condicionado e tantos outros equipamentos possíveis em casa podem ser concentrados em um dispositivo móvel. Além disso, você pode programar seus canais e músicas favoritas mesmo longe do alcance de seu equipamento.
Persianas e trilhos motorizados: Com a automação de persianas – e apenas um clique – o interruptor ou o celular poderão fazer o trabalho que antes era manual: abaixar, levantar ou colocar as persianas na posição ideal para proteger um móvel. Para aqueles que preferem manter as cortinas, os trilhos motorizados são a solução, pois cumprem o mesmo papel.
Sensores de iluminação: A iluminação nas residências, atualmente, tem dado dor de cabeça para muitas pessoas na hora de pagar a conta. É sempre uma luz acesa deixada ao sair de casa, a utilização de luz artificial sem necessidade, pela presença da luz do sol… E tudo isso pesa no bolso. Com a automação, sem a interação humana, é possível baixar a persiana toda vez que a luz solar estiver no sofá ou diminuir a intensidade das lâmpadas quando o sol estiver mais presente na casa.