Tags:emagrecimento, Mitos, nutricionistas, receitas, verdades
Os mitos e as verdades do emagrecimento na sabedoria popular
- 06/04/2013Antes mesmo de procurarem orientação profissional, muitas pessoas tentam emagrecer seguindo receitas utilizadas por conhecidos, sem saber se realmente serão eficazes e quais os efeitos colaterais
Nathália Mattos
Todos conhecem alguém em busca do emagrecimento. Algumas pessoas buscam uma vida saudável, outras apenas um resultado estético. O que elas têm em comum? O método inicial que elegem para alcançar essas metas. A grande maioria prefere testar receitas de conhecidos, antes de buscar ajuda de profissionais.
A partir de uma enquete no Facebook, o Impressão Digital 126 reuniu depoimentos de advogados, funcionários públicos, representantes comerciais e farmacêuticos para elencar as dicas mais conhecidas quando o objetivo é perder peso. Consultamos as nutricionistas Tanie Oliveira (25) da Flexfood Consultoria Nutricional, e Mariana Dantas (28) para confirmar a veracidade dessas orientações populares, com o alerta de que cada indivíduo reage de maneira diferente e é fundamental um acompanhamento por profissionais da área nesse processo.
– Inclusão de chá verde e semente de chia nas refeições – Verdade!
“O chá verde tem ação termogênica e acelera o metabolismo. Já a semente de chia possui a capacidade de formar um gel no estômago, que gera a sensação de saciedade”, explica Tanie Oliveira.
– Ingestão de um copo de água gelada ou aquecida em jejum – Mito!
A água não tem propriedade de emagrecimento. A ingestão em temperaturas diferentes à do corpo humano apenas acelera o metabolismo.
– Ingestão em jejum de suco de limão e vinagre com água morna – Verdade!
Tanie confirma que a mistura favorece a detoxificação do fígado, que elimina toxinas e acelera o metabolismo. Entretanto, alerta que os efeitos só aparecerão se o consumo for diário, 30 minutos antes do café da manhã e aliado a uma alimentação voltada para a perda de peso.
– Combinar uso de óleos de cártamo e coco com a alimentação – Verdade!
Esses óleos são ótimos coadjuvantes no processo do emagrecimento. Porém, é preciso cautela no uso, pois são gordurosos.
– Não ingerir líquidos durante as refeições – Mito!
Essa atitude não garante o emagrecimento. Segundo Tanie, há uma confusão, pois a mistura pode provocar distensão abdominal, sendo confundida com o aumento da barriga. Entretanto, ela alerta para danos que podem surgir em longo prazo, como a dilatação do estômago e a retardação dos sinais de saciedade. Outro problema, lembrado pela nutricionista Mariana Dantas, é a má digestão, causada pela diluição das enzimas digestivas. Ela sugere que os líquidos sejam ingeridos 30 minutos antes das refeições ou somente depois.
– Ingerir uma colher de chá de azeite de oliva antes das refeições – Mito!
A ingestão do azeite provoca apenas saciedade, assim como o uso de 200 ml de qualquer líquido antes das refeições, compara Tanie.
– Dieta da proteína: restrição total de carboidratos nas refeições – Verdade!
As nutricionistas confirmam que essa restrição gera emagrecimento, mas que nem sempre é saudável. Essa privação não garante perda de gordura e pode ser responsável por dores de cabeça, tonturas, além da falta de disposição para realizar atividades físicas e cotidianas. A indicação é que seja feita uma redução gradual dos carboidratos, por um período curto e acompanhado por um profissional. As duas nutricionistas alertam que, com a volta da ingestão dos carboidratos, os quilos também tendem a retornar.
Substituição de uma das refeições do dia por um copo de shake – Verdade!
A substituição pelo shake resultará no emagrecimento, porém, Tanie afirma que a bebida precisa de uma composição nutricional adequada, que possibilite a saciedade. Além disso, Mariana alerta que esse método dificilmente será mantido por um período longo, e que com o desuso, é grande a probabilidade de ganhar o peso perdido novamente.
Leia mais